A Irani Papel e Embalagem está em um novo momento. A companhia catarinense, que acaba de fazer um follow-on (re-IPO), também iniciou a migração para o Novo Mercado, o nível mais elevado de governança da B3, e agora apresenta sua nova identidade visual.
Acompanhando a inovação vivida pela companhia, o novo desenho é moderno, forte, amigável, que representa um círculo virtuoso e que propaga o quanto a Irani é referência no segmento em que atua. No novo conceito criativo, a marca manteve a cor verde por ser um elemento já reconhecido por suas práticas sustentáveis, no entanto, agora surge em caixa baixa, reforçando a aproximação com o público e no engajamento em construir relacionamentos prósperos.
De acordo com Sérgio Ribas, Diretor-presidente da Irani, muito mais que uma mera mudança na imagem da empresa, a nova marca representa o início de uma nova era de crescimento e evolução contínua. Inspirado no movimento de uma bobina de papel, a nova marca simboliza a expansão, o crescimento e a prosperidade, não só da Irani, mas de todos os stakeholders e da sociedade como um todo.
“A nova marca chega para consolidar a evolução da Irani e a renovação do nosso compromisso com o país, com nossos clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e parceiros de negócios, com as comunidades onde atuamos, com a sustentabilidade e com o firme propósito de seguir liderando um processo de inovação e fortalecimento da cadeia produtiva”, afirma Ribas.
Para Danilo Cid, Sócio e VP de criação da Agência Ana Couto, a equipe que trabalhou na reconstrução visual buscou ressaltar os valores já existentes no DNA da Irani, como o relacionamento, citado por Sérgio Ribas. “Para nós estava claro que a Irani se consolidou ao longo desses anos como sendo uma empresa com muita proximidade com os clientes e o que buscamos com a nova identidade foi levar esse valor que é tão latente na empresa somado a um movimento de prosperidade e refleti-lo na logo”, afirma.
Fabiano Alves de Oliveira, Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, conta que para refletir mais esse lado humano da marca visualmente o nome da empresa passou a ser grafado em letras minúsculas. Além disso, os dois “is” do início e do final do nome foram pensados para representar as pessoas de ponta-a-ponta na cadeia. Já os arcos, em harmonia foram inspirados na bobina de papel e fazem alusão ao movimento de relações mais fluídas e prósperas, como é a missão da própria empresa: “O tom verde característico foi preservado pela relação construída e consolidada que temos em nossa história e para remeter também a esse ciclo virtuoso e de prosperidade, mas agora com uma marca mais moderna, tecnológica e inovadora”, afirma.