domingo, novembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesInstituto Avon orienta mulheres a não 'maquiarem' a violência doméstica

Instituto Avon orienta mulheres a não ‘maquiarem’ a violência doméstica

O Instituto Avon lança, neste mês de março – o mês da mulher – a campanha Linha 180 – “Não maquie a verdade”, para promover uma intensa divulgação da Central de Atendimento à mulher, criada pela Secretaria de Política para as Mulheres/Presidência, que atende por meio do telefone 180 denúncias de violência contra a mulher e indica serviços de apoio para este tipo de ocorrência. Com a chamada “A violênica não pode ser maquiada”, a campanha envolve a capacitação de revendedoras autônomas para divulgar o serviço, hotsite e vídeo para as redes sociais.

A campanha tem como peça central a apresentação de uma linha de maquiagem invisível (vazia), que não esconde as marcas de violência no rosto da mulher. Ao serem apresentados, os produtos servem de pretexto para se falar sobre as várias formas de violência doméstica, e sempre indicar o uso da linha 180, que na verdade é uma linha de telefone. “A Avon é uma empresa que acredita no fortalecimento da mulher, na autoestima, que sabe como é importante para uma mulher usar o batom, uma base, se sentir mais linda”, comenta Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “Mas a maquiagem deve valorizar a mulher, jamais esconder marcas de violência, que precisam ser reveladas, expostas. Queremos que a mulher mostre no rosto as marcas, e cobre da sociedade proteção e atitude.” A campanha foi desenvolvida pela Agência NewStyle.

O hotsite a campanha já está no ar desde o dia 5 de Março e traz vários textos, vídeos e peças para download. Entre eles, um vídeo documentário que mostra o papel das revendedoras autônomas na campanha, sendo capacitadas e levando informação para suas clientes. Um segundo vídeo mostra uma peça publicitária de divulgação da nova linha de maquiagem, utilizando a linguagem dos comerciais de produtos de beleza. No hotsite será possível conferir o folheto da campanha, que simula um folheto de produtos Avon, utilizando a linguagem dos produtos de beleza, e as útimas pesquisas sobre a violência doméstica realizada pelo instituto Avon, em 2013 e 2014.

Um dos pontos fortes fundamentais da campanha é a capacitação de revendedoras autônomas para entender com mais profundidade o que é a Central de Atendimento à Mulher e a Lei Maria da Penha. A primeira capacitação ocorreu em Fortaleza, em fevereiro, reunindo 50 revendedoras da região e 10 funcionários do centro de distribuição da Avon em Maracanaú, grande Fortaleza. O treinamento inclui palestras sobre as formas como a Lei Maria da Penha protege a mulher, esclarecendo diversos tipos de apoio à vítima que existem na região. “Eu nem entendia direito o que era o telefone 180, agora sei como funciona e vou ajudar muitas mulheres a buscarem uma saída quando forem agredidas em casa”, declara Fernanda Araújo, revendedora de Fortaleza que participou do treinamento. “Até meu marido está abraçando a causa!”. O objetivo é que as revendedoras repliquem as informações adquiridas durante a capacitação para as demais integrantes da equipe e em sua comunidade, exercendo a função de disseminadoras de informações.

Como parte da ação, também foi criada uma nova edição de folhetos informativos para serem distribuídos pelo Instituto Avon, dentro das iniciativas da campanha “Fale Sem Medo – Não à Violência Doméstica”. “Desde 2008 promovemos ações pelo fim da violência doméstica contra a mulher no Brasil, sempre divulgando em nossos folhetos de produtos o telefone 180”, comenta David Legher, presidente da Avon Brasil. “Mas, após nos tornarmos a primeira empresa privada a ser signatária da campanha Compromisso e Atitude, do Governo Federal, nos empenhamos em criar uma ação ainda mais vigorosa para informar a população sobre a linha 180 e a Lei Maria da Penha.” Desde 2008 a Avon tem sido uma das maiores impulsionadoras do acesso ao telefone 180.

Para mais informações sobre a campanha, acesse: www.linha180.com.br.
O documentário pode ser visto através do Youtube: http://youtu.be/RiofinFLy_o.

Ficha Técnica:
Agência: NewStyle
Cliente: Avon
Marca: Instituto Avon
Título: “Não maquie a verdade”
Direção Geral Criação: Claudio Xavier, Thomas Tagliaferro
Direção de Criação: Danilo Vizagre
Criação: Lucas Maia dos Anjos, André Kovadloff
Planejamento: Carlos Gajo
Design: Rodrigo Wolf, Fernando Mielli
Digital: Sabrina Amadei, Roberto Junior
Mídia: Martina Azevedo, Natalia Pellizzon
Produção: Claudio Olimpio, Marcio Corso, Gustavo Aprile, Marcelo Trevisan, Tatiana Monteiro, Priscila Souza
RTVC: Marcela Veroneze
Fotógrafo: Marcos Alberti
Produtora de vídeo:  BossaNovaFilms
Direção: Tiago Soban, Fernando Estorino
Direção de fotografia: Walter Carvalho
Produtora de áudio: YB
Atendimento: Alice Coutinho, Roberta Lourenço, Juliana Eisinger, Rachel Cintra
Aprovado por: Lirio Cipriani, Camila Meirelles, Miriam Scavone, Larissa Alvarez 

Artigos relacionados

Novidades