A Iberia patrocina o projeto audiovisual “La Guitarra Vuela” (A Guitarra Voa), um documentário sobre a carreira e obra do mundialmente conhecido violonista espanhol de flamenco Paco de Lucía, falecido há mais de 2 anos no México. O filme terá sua estreia em 21 de junho, em Madri, e está disponível também a bordo dos voos da aérea a partir de julho. A ação integra a agenda de comemorações do aniversário de 70 anos de voos da aérea espanhola para a América Latina.
Idealizado e dirigido pelo músico e produtor Javier Limón e pelo criativo Jorge Martínez, o filme registra a viagem do famoso violão “La Maestro”, desenhado pelo próprio artista e fabricado pelo luthier Toni Morales, que foi transportado pela Iberia para ir ao encontro de alguns dos melhores intérpretes ibero-americanos que participam do filme falando sobre o artista e sua obra para reproduzir um pouco do universo do espanhol. No Brasil, participaram Caetano Veloso, Carlinhos Brown e Guinga.
A aérea espanhola transportou o violão – instrumento que simboliza muitos elementos da cultura musical espanhola – para destinos que marcaram a carreira de Paco de Lucía e sua obra, desde as cidades espanholas Maiorca e Jerez de la Frontera, até as brasileiras Bahia e Rio de Janeiro, tendo passado também por Lisboa, Nova Iorque, Boston, México, Bogotá, Havana, Matanzas, Montevidéu e Buenos Aires.
O projeto prevê a realização de um show para acompanhar a primeira exibição do filme, em 21 de junho, no hangar da Iberia no aeroporto de Madri – Barajas, com presença da família, músicos e amigos de Paco de Lucía. Somado a isso, a Iberia, em colaboração com Berklee Meditarranean Music Institut, cria o programa de bolsas Beca Paco de Lucía, voltado a interessados em cursar música na instituição de toda Ibero-América.