“Hora de trocar o figurino”: Doutores da Alegria renova identidade visual

Ao alcançar 25 anos de atividades, Doutores da Alegria renova sua identidade visual tendo em vista seu propósito social e o reconhecimento de seu impacto na sociedade. O tema é “Hora de trocar o figurino”.

Conhecida por introduzir a arte do palhaço no universo da saúde, Doutores da Alegria traz uma bagagem muito ampla e profunda sobre conceitos como saúde, doença, relações humanas e arte. Em 2016, a associação se reposicionou institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação.

“São 25 anos de atuação. Ao longo desse período, Doutores passou por muitas transformações, cresceu, amadureceu. Deixou de ser só um grupo de palhaços para consolidar-se em uma organização sólida, com história, propósitos e objetivos bem definidos. Doutores é a única associação de palhaços no mundo que engloba, além das intervenções artísticas nos hospitais, a formação, as criações artísticas, a produção de conteúdo e o fomento a uma rede de grupos de atuação semelhantes. A nossa cara precisava refletir esse estado de maturidade, sem perder a essência, a leveza, o humor e o brilho, característicos da linguagem do palhaço”, afirma Cristina Cardoso, coordenadora de comunicação da associação.

A nova identidade visual traz fontes desenhadas à mão, elementos e ilustrações modernas, uma paleta de cores nova e o uso de fotos em preto e branco. O famoso logotipo se mantém, mas ganha um tom de vermelho mais sóbrio. A criação é do Estúdio Foresti Design.