Em um dia comum, ele era apenas mais um cidadão caminhando pelas ruas do Recife, até que o lixo que jogava no chão começou a grudar em seu corpo, transformando-o no Homem-Lixo. Essa é a história que dá início à nova fase da premiada campanha criada pela Ampla para a Prefeitura do Recife.
Lançada neste mês, a ação traz dois filmes e aposta mais uma vez no humor e em situações absurdas ao abordar um problema sério: o impacto do descarte irregular de resíduos no sistema de drenagem da cidade. A proposta é provocar identificação, gerar conversas e, principalmente, transformar comportamentos. Além do já conhecido Homem-lixo, traz um novo personagem, o Pinto no Lixo, um grande diferencial na comunicação.
A reflexão em torno desta questão é fundamental, pois, até junho de 2025, mais de 22 mil toneladas de lixo já foram removidas dos canais da cidade. Nesse sentido, a comunicação explora criatividade, sensibilidade e humor para provocar reflexão, visando mudança de hábitos que impactam diretamente o sistema de drenagem urbana e a qualidade de vida da população.
A campanha marca o terceiro ano consecutivo do personagem Homem-Lixo nas telas e nas ruas da capital pernambucana. Criado em 2022, se tornou símbolo da luta contra o lixo jogado nas ruas. Em 2025, ele retorna com força total, acompanhado pelo Pinto-no-Lixo, um novo e desastrado personagem.
Com o título “A Origem”, o primeiro dos dois filmes da campanha conta como surgiu o personagem que virou marca registrada da educação ambiental no Recife, com linguagem cinematográfica e sensível. Em um flashback, o público descobre como surgiu o Homem-Lixo. Ele narra sua transformação e convida o público a imaginar: “e se isso acontecesse com você?”. O filme mostra ainda outras pessoas representando diferentes tipos de lixo (orgânico, eletrônico, cosmético etc.), além de cenas reais de limpeza urbana. A mensagem reforçada é de que parte do lixo que jogamos na rua volta para nós e, muitas vezes, em forma de alagamento, entupimento ou doença.
Já o segundo filme apresenta o Pinto-no-Lixo, uma ave sem noção que se diverte entre entulhos e resíduos descartados em local indevido. O Homem-Lixo, indignado, encara o papel de “agente da ordem”, lembrando o público de que, apesar da atuação da Prefeitura, a responsabilidade também é de cada cidadão.
“O personagem Homem-Lixo nasceu em 2022 e, desde então, é protagonista em campanhas de conscientização sobre o descarte irregular de resíduos. Em 2024, foi premiado por sua criatividade e impacto social no Prêmio Profissionais do Ano (PPA). Nessa ação, ele volta mais forte, com narrativas que se conectam à população e mantêm viva discussões sobre cidadania, responsabilidade coletiva e respeito ao espaço urbano”, conta Amanda Cardoso, coordenadora de Negócios da Ampla.
Além dos dois filmes, a estratégia abrange conteúdos exclusivos para redes sociais, OOH, peças de backbus, revista e presença em portais de notícias. Por meio de linguagem acessível e personagens marcantes, busca dialogar com diferentes públicos, apostando na força de humor, surpresa e informação para incentivar atitudes mais conscientes.
FICHA TÉCNICA Agência: Ampla Comunicação Cliente: Prefeitura do RecifeCRIAÇÃO Direção de Criação: Manuel Cavalcanti Head de Criação: Lenivaldo Leni e Thiago Pitt Criação: Betinho Montenegro e Alcides Bandeira ATENDIMENTO PRODUÇÃO MÍDIA PRODUTORA DE ÁUDIO PRODUTORA DE VÍDEO APROVAÇÃO |