O Grupo Petrópolis inicia, nessa quarta-feira (22), o plantio de mais de 5 mil mudas de lúpulo em uma de suas fazendas, localizada na cidade de Uberaba (MG). A iniciativa faz parte do Programa do Lúpulo, um robusto projeto da companhia que visa expandir o cultivo desse que é um dos mais importantes insumos para a produção de cervejas premium.
O plantio em Uberaba será feito em uma área de aproximadamente 2 hectares, onde serão plantadas mudas das espécies comet e cascade. Com a ação, o Grupo Petrópolis segue o cronograma das ações que foram iniciadas ainda no ano de 2018, quando o primeiro cultivo foi feito na cidade de Teresópolis (RJ). Na ocasião, a companhia realizou o plantio de 21.400 mudas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco. O principal objetivo com a iniciativa é desenvolver e fomentar a cultura da produção nacional de lúpulo, já que a indústria cervejeira brasileira é uma das maiores referências globais.
A primeira cerveja fabricada utilizando o lúpulo produzido pelo Grupo Petrópolis foi a Black Princess Braza Hops, fruto de um trabalho conjunto com o Centro Cervejeiro da Serra, em 2020. A Braza Hops é uma German Pilsner, estilo elaborado em 1870, na Alemanha. “A bebida apresenta cor dourada, coberta por um colarinho branco e duradouro. No aroma e paladar, o lúpulo se sobressai ao malte, e nessa receita em especial utilizou-se a variedade Comet, que confere aroma e amargor à cerveja”, descreve Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis.
“O projeto é um importante marco, porque estamos fortalecendo a cultura de engajamento com produtores locais para fomentar o cultivo de lúpulo no Brasil. E mais: o objetivo é colaborar para a evolução do setor cervejeiro nacional que ainda é muito dependente de insumos importados de modo geral”, afirma Gomes.
Além de ser utilizado para a produção de cervejas especiais, o lúpulo é também comercializado no site do Grupo Petrópolis em embalagens de 100 g. O produto fez tanto sucesso que começou a ser disponibilizado também no formato peletizado que, antes de ser embalado, é seco em estufa, triturado inteiro e, em seguida, comprimido em formato de pellets.