As queimadas e incêndios florestais afetam o Brasil inteiro, ano após ano, especialmente nas épocas de seca. Enfrentar esse problema é um desafio no estado de Goiás, que no 2º semestre passa um longo período de estiagem com altas temperaturas e baixa umidade. O tipo de vegetação, majoritariamente cerrado, também propicia o surgimento de focos de incêndio.
No segundo semestre deste ano o Governo de Goiás veiculou uma campanha para conscientizar a população do estado sobre os riscos das queimadas. Com o conceito ‘o incêndio florestal destrói o cerrado e quem vive nele’, a ação destaca de forma dramática e impactante uma das vítimas desses desastres: a fauna do cerrado. Além de instigar o cidadão a refletir sobre as consequências das queimadas, a campanha também incentiva que as denúncias sejam feitas pelo 193.
Agora, para marcar o mês de setembro e dar ainda mais visibilidade para o tema, foram instalados dois painéis de frontlight especiais em vias de alto tráfego na cidade de Goiânia. Além da impressão com verniz, que intensifica a sensação das chamas nos painéis, as peças contarão com máquinas de fumaça* ocultas, simulando que as placas estão em chamas, o que amplifica ainda mais o impacto da mensagem.
“A cada ano, as queimadas trazem consequências devastadoras para o cerrado e sua fauna. Queríamos criar uma campanha que não apenas informasse, mas também gerasse um impacto emocional e visual significativo. Ao trazer a fauna do cerrado como protagonista e utilizar recursos como o efeito de fumaça nos painéis, nosso objetivo é fazer com que as pessoas sintam o problema de forma mais próxima e urgente, reforçando a importância de ações imediatas para prevenir as queimadas”, reforça Maurício Passarinho, Diretor de Criação da Propeg.
A campanha foi composta por filme para TV e internet, anúncios de jornal e rádios, além de peças para o meio digital. Confira o filme:
*Produto totalmente seguro, não-tóxico, não inflamável.