O Governo de Brasília, estreia uma nova campanha, criada pela Agnelo Comunicação, sobre a violência contra a mulher. A data de lançamento é emblemática por remeter aos dez anos de criação da Lei Maria da Penha, dispositivo que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar e que aumentou o rigor das punições para esses crimes. A campanha será veiculada em todo o Distrito Federal pela televisão, rádio, jornal, mídia exterior e mídias alternativas desde domingo até o dia 19 de agosto.
Sob o mote, “Basta. Quando você se cala diante do desrespeito, a violência fala mais alto.”, as peças da campanha têm como objetivo estimular a não tolerância da sociedade diante de casos de violência contra mulheres. O Ligue 180 registrou, no primeiro semestre do ano passado, uma média de 179 denúncias de agressão por dia, com um total de mais de 32 mil ligações. A maior taxa de denúncias é proveniente do Distrito Federal, com 60 casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com Sabrina Ravagnani, da Agnelo Comunicação, “muitas campanhas já produzidas sobre esse tema focam na responsabilidade da vítima em denunciar o agressor. Isso é muito importante, mas não atinge o centro da questão, que consiste em combater uma cultura machista conivente com as diferentes formas de violência contra a mulher. Tentamos desconstruir essa realidade e fortalecer o ponto de que o comportamento do agressor não é aceitável e de que ele deve ser punido, da mesma forma que punimos outros tipos de comportamentos quando vemos um desrespeito no trânsito ou quando reclamamos de fumantes em locais proibidos”, afirma.
As peças incluem filme, spot para rádio e artes para mídia exterior. Todas elas exploram tom sóbrio e sério, com a intenção de estimular uma mudança de atitude da sociedade em relação ao tema.
Ficha Técnica:
Campanha: Violência contra a mulher
Anunciante: Governo de Brasília
Agência: Agnelo Pacheco
Criação: Leonardo Bacellar, Amilton Gris, Thiago Rezende, Ronald Andrade
Direção de Arte: Ronald Andrade e Amilton Gris
Redação: Leonardo Bacellar e Thiago Rezende
Atendimento: Sabrina Ravagnani e Isabel Aoki
RTV: Ozana Andrade e Wagner Almeida
Mídia: Antônia Marinho, Marco Marques e Jean Lima
Aprovação pelo cliente: Thiara Zavaglia, Alane Fernandes e Leonardo Garofallo
Produtora: MB Cine