Cerca de 30 mil lenços brancos serão distribuídos para os torcedores da partida Santos x Penapolense, neste domingo (30), às 16h, no estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP), pela disputa do Paulistão 2014. Intitulada “Semifinal da Paz”, a mobilização é uma das iniciativas da campanha Bandeirinha da Paz, idealizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em parceria com a agência Wunderman.
A campanha “Bandeirinha da Paz”, lançada no início do Paulistão 2014, substitui as tradicionais bandeiras quadriculadas vermelho e amarelo dos assistentes de arbitragem por brancas em todos os jogos da competição.
Nesta nova ação, antes do apito inicial da partida, o sistema de som da Vila Belmiro vai convocar o público a balançar os lenços brancos como um ato simbólico e de conscientização pela paz no futebol, dentro e fora dos estádios.
Todos os lenços trazem a frase “Para a paz não existe impedimento” e foram doados pela empresa Camori, especializada em comunicação visual em tecidos.
“Essa mobilização na reta final da competição completa o sucesso absoluto da campanha Bandeirinha da Paz. Na ocasião, contribuímos para conscientizar os torcedores e colaborou para diminuir o número de atos de violência dentro e fora dos estádios neste ano.”, comenta Marco Polo Del Nero, presidente da FPF.
No total, a ação contempla o site www.bandeirinhadapaz.com.br, filme para veiculação na internet, ativações nas redes sociais da FPF, a frase tema – “Para a paz não existe impedimento” – em placas e faixas no campo e, também, na partida Santos x Bragantino, realizada no dia 27/2 na Vila Belmiro, os 22 jogadores se reuniram no centro do gramado e levantaram as bandeiras brancas como um pedido de basta na violência no futebol.