A Pinacoteca do Estado de São Paulo, recebe, a partir do próximo sábado (27), a exposição “Paisagem nas Américas: pinturas da Terra do Fogo ao Ártico”, que esteve recentemente em cartaz na Art Gallery of Ontario, em Toronto, Canadá, e no Crystal Bridges Museum of American Art, de Bentonville, nos EUA. A mostra conta com o patrocínio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.
A exposição reúne pela primeira vez obras de grandes artistas do continente americano, como os brasileiros Tarsila do Amaral e Pedro Américo, os americanos Frederic Church e Georgia O’Keeffe, os mexicanos José Maria Velasco e Gerardo Murillo (Dr. Atl), além dos canadenses Lawrren Harris e David Milne, do venezuelano Armando Reverón, do uruguaio Pedro Figari.
A curadoria é assinada por Valéria Piccoli, Georgiana Uhlyarik e Peter John Brownlee. Esta mostra é a primeira a examinar a pintura de paisagem desde as primeiras décadas do século XIX até o início do século XX em um contexto pan-americano. Ela está organizada por temas e enfatiza a produção artística da Argentina e da região do Rio da Prata, de países andinos como Peru, Chile, Equador e Venezuela, Brasil, México, Estados Unidos e Canadá, onde a presença da pintura de paisagem foi mais expressiva.
O projeto envolveu uma rede de instituições, acadêmicos e patrocinadores de todas as Américas. No site picturingtheamericas.org é possível conhecer todos os membros do comitê científico do projeto, além de detalhes sobre a mostra.
“A partir dos investimentos socioculturais fortalecemos o nosso relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e sociedade, reforçando a vontade que temos de contribuir cada vez mais com a cultura, a educação e o desenvolvimento do Brasil”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do Grupo BB e Mapfre.
A mostra permanece em cartaz até 29 de maio de 2016 no 1º andar da Pinacoteca – Praça da Luz, 02. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h. Os ingressos custam R$6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.