“Se der vontade de levar uma parte do Drummond para casa, leve os livros.” Este foi o mote da ação que doou 100 livros do poeta Carlos Drummond de Andrade nesta terça-feira (26/1) no calçadão da praia de Copacabana, ao lado da estátua do poeta. A ação foi feita em paralelo à restauração da estátua, que teve os óculos repostos depois de sofrer ações de vandalismo em dezembro passado.
A ação atraiu moradores e turistas que passavam pelo local. Quem teve a oportunidade de levar um livro para casa adorou a novidade. A fisioterapeuta Teresa Monte, por exemplo, levou “O Gerente” para abrilhantar a sua coleção. “Sou fã do Drummond e tenho vários livros dele. Adorei ganhar este que ainda não tinha”, disse ela, que parou sua caminhada para apreciar a restauração.
Esta é a segunda fase da campanha #eucuidododrummond, criada pela Agência3, para a Essilor/Varilux, empresa que adotou o monumento há sete anos e é responsável por sua limpeza e manutenção.
Para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar de um dos patrimônios mais famosos da cidade, a primeira fase da campanha foi lançada em dezembro do ano passado, incentivando cariocas e turistas a emprestarem seus óculos ao Drummond e postarem uma foto com a hashtag #EuCuidodoDrummond, enquanto os novos não ficavam prontos.
A estátua de Drummond é de autoria do artista plástico Leo Santana e foi instalada em 2002 para a comemoração do seu centenário.