sábado, novembro 23, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesEsculturas congeladas conscientizam sobre a doação de órgãos

Esculturas congeladas conscientizam sobre a doação de órgãos

Imagine andar pelas ruas da cidade e encontrar pessoas feitas de gelo em tamanho real, onde a transparência do material permite ver um órgão feito de acrílico vermelho. É este o cenário que as pessoas que passarem pelo centro de São Paulo encontrarão. Na ação, realizada pela Beneficência Portuguesa de São Paulo, os “homens de gelo” farão uma analogia à realidade do corpo humano. Na medida em que o gelo vai derretendo, o órgão permanece intacto e com a mensagem “A vida continua. Doe órgãos”. O principal objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. As intervenções acontecerão hoje, 26, com duas esculturas de gelo instaladas próximas ao Teatro Municipal, e amanhã, 27, com uma escultura no Vale do Anhangabaú. A criação desta ação é da DM9DDB.

De acordo com Manuel Coelho, superintendente de Marketing do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo é de extrema importância que a doação de órgãos seja pauta de discussão nas famílias. “Como Hospital, temos o dever de abrir essa conversa, pois se trata de uma causa de amor ao próximo e de promoção da vida.”, analisa Coelho. “Esta referência do gelo derretendo X corpo humano é uma leitura perfeita sobre o que acontece com as pessoas. A intenção foi chamar a atenção para o tema de uma forma inovadora, que gera reflexão”.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil registrou crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014. No ano passado foram 7.898 órgãos doados, o que representa um crescimento de 3% em relação ao ano anterior. A taxa de doadores também registrou crescimento. Foi de 13,5 milhões de pessoas em 2013 para 14,2 milhões em 2014. Mesmo com este aumento, a meta da associação, de 15 milhões, não foi alcançada.

O tema causa bastante preocupação no que diz respeito à família. Uma das causas da não doação de órgãos é a falta da autorização dos familiares. Em 2014, o índice da medida chamada “taxa negativa familiar” ficou em 46%, apenas 1% menor do que em 2013. “É de extrema importância conscientizarmos as pessoas deste fato e, dessa forma diminuir as filas de espera por órgãos”, finaliza o executivo. As estátuas de gelo são produzidas com água de reuso, e recolherá a água proveniente do derretimento das estátuas para que se mantenha o reuso.

Artigos relacionados

Novidades