A Equipe Nissan de Fórmula E, por meio da sua parceria com a empresa de software Coral, sediada nos Emirados Árabes Unidos, anuncia que trabalhará com a empresa de biotecnologia VAXA Technologies para compensar suas emissões de carbono geradas durante a Temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, disputada entre 2022 e 2023.
A Coral, especializada na compensação confiável de emissões de carbono, divulgou agora seu relatório sobre as emissões totais de dióxido de carbono (CO2) da equipe durante a campanha daquela temporada da série totalmente elétrica, incluindo viagens, resíduos e uso de energia na fábrica. E, mantendo seu compromisso com a sustentabilidade e juntamente com o objetivo de reduzir as emissões geradas, a Equipe Nissan de Fórmula E anunciou, em novembro, que também irá compensar 100% das emissões de CO2 da sua participação no Campeonato 2023/2024, a décima temporada da categoria.
Para conseguir isso, a equipe está trabalhando com a Coral para adquirir compensações da VAXA Technologies. Esta inovadora empresa de biotecnologia produz a Ultra Spirulina Islandesa (IUS) em um processo verificado com carbono negativo, que converte energia limpa em alimentos (E2F), aproveitando os recursos da central geotérmica adjacente.
A Ultra Spirulina islandesa utiliza apenas 0,0001% da terra e depende de 0,015% da água utilizada na produção convencional de carne bovina, conforme evidenciado em uma publicação recente da Universidade de Cambridge. Os créditos adquiridos pela Equipe Nissan contribuirão para os programas de fortificação alimentar Impact Nutrition ACTION da VAXA em países em desenvolvimento em toda a África, Ásia e América do Sul, trabalhando com ONGs conceituadas para ajudar a reduzir a disparidade dos que vivem com deficiências nutricionais. Este projeto inovador tecnológico pretende poupar mais de 100 milhões de toneladas de CO2 durante os próximos 15 anos ao mesmo tempo que leva nutrição de impacto a quem mais precisa.
A compensação das emissões da Temporada 9 é o primeiro passo na parceria assinada pela Equipe Nissan e pela Coral em outubro de 2023. Depois disso, a Coral também ajudará a equipe a avaliar, monitorar, reduzir e compensar as suas emissões para a Temporada 10 com sua tecnologia, que utiliza uma combinação de ferramentas avançadas, como IA e blockchain. A plataforma da Coral proporciona total transparência e possibilidade de auditorias para cada crédito de alta qualidade adquirido pela Equipe Nissan de Fórmula E, garantindo que todas as suas emissões sejam compensadas e totalmente avaliadas de acordo com os padrões globais de monitoramento de emissões.
Isto reforça o compromisso da Nissan com a neutralidade de carbono e os veículos com emissões zero até 2050 e a sua estratégia Nissan Ambition 2030, com o mix de eletrificação das marcas Nissan e Infiniti projetado para aumentar para mais de 55% globalmente até à virada desta década, ao mesmo tempo que cria um mercado global e um ecossistema que apoia soluções sustentáveis para todos.
Além disso, com o seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA confirmado até pelo menos 2026, a Equipe Nissan Fórmula E também recebeu recentemente a acreditação ambiental de 3 estrelas da FIA pelo segundo ano, destacando ainda mais o compromisso da equipe com a redução de CO2.
Tommaso Volpe, diretor administrativo e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Desde a parceria com a Coral, queríamos ser completamente transparentes sobre as ações que precisamos tomar para minimizar o impacto ambiental da Nissan na Fórmula E. Graças a essa tecnologia, conseguimos calcular com precisão a nossa pegada de carbono a partir da Temporada 9 ao mesmo tempo que podemos ter absoluta confiança de que estamos compensando todas as nossas emissões com créditos de alta qualidade, investindo num projeto totalmente verificado por uma plataforma confiável. O projeto VAXA Impact fornece uma solução inovadora para um dos principais contribuintes para as alterações climáticas – a pecuária – e estamos muito satisfeitos por investir nele. O seu trabalho também vai além da sustentabilidade, uma vez que os seus programas visam fechar a lacuna de deficiências nutricionais existentes nos países em desenvolvimento. Isto marca mais um grande passo em direção aos objetivos de neutralidade de carbono da Equipe Nissan de Fórmula E.”
Daniele Sileri, fundadora e chefe de estratégia, Coral:
“A Equipe Nissan de Fórmula E tem sido parceira perfeita da Coral nesse lançamento. Temos o prazer de mostrar os resultados tangíveis da nossa parceria numa questão de semanas, através dos quais podemos ajudar a equipe a compensar toda a pegada de carbono da Temporada 9. É igualmente gratificante facilitar esta compensação histórica com o VAXA Impact, que está redefinindo radicalmente a alimentação e a nutrição.”
Mais informações
Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Coral.Li
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan, em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o time de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar seu conhecimento na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre Coral
A Coral está trazendo clareza e confiança aos mercados de carbono. A plataforma da empresa oferece uma solução simples e transparente para tornar a responsabilidade ambiental através da compensação de carbono acionável por todos. Ao garantir total transparência na origem, certificação, procedência e verificação de cada crédito de carbono e seu impacto ambiental, a Coral inspira confiança nos participantes do mercado.
Mais informação: Coral.Li
Sobre a Fórmula E
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA tornou-se o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada zero de carbono desde o seu início em 2020, tendo investido em projetos certificados de proteção climática em todos os mercados de corrida para compensar as emissões de todas as temporadas de corridas elétricas. Todos os carros do campeonato são movidos a eletricidade, com a série funcionando como uma plataforma competitiva para testar e desenvolver o que há de mais moderno em tecnologia elétrica.
Os maiores fabricantes do mundo competem entre si nos circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros das cidades, numa tentativa de combater a poluição atmosférica e diminuir os efeitos das alterações climáticas.