Há centenas de anos, a moda se inspira na beleza animal, sendo a estampa de onça um dos padrões mais utilizados. Mas, se por um lado a onça-pintada sempre está presente nas passarelas, por outro ela tem se tornado cada vez mais rara na natureza. Estudos mostram que, em alguns biomas brasileiros, como na Mata Atlântica e na Caatinga, a população de onças está abaixo de 250 animais. Situação que já é classificada pelos órgãos responsáveis como “vulnerável” – sinalizando que a espécie está a um passo da extinção.
Foi para dar holofote a essa situação que a AMPARA Animal desenvolveu uma Jaguar Print diferente de todas as feitas antes. Life Print é a primeira animal print certificada do mundo, que reverte 100% dos lucros de qualquer produto feito a partir delas para a preservação das onças pintadas. A estampa possui um desenho exclusivo, elaborado a partir de fotografias da pelagem de onças reais, apoiadas ou protegidas pela ONG. Mais que uma arrecadação de fundos, a ação inédita visa mobilizar a sociedade contra a extinção dos grandes felinos.
Inaugurando o projeto, a primeira marca a utilizar a estampa certificada é a Cia Marítima, com a coleção LifePrint by Cia Marítima. Composta por 12 peças exclusivas, ela estará disponível a partir do dia 16 de abril em grandes lojas do Brasil e em suas filiais nos Estados Unidos e Portugal, além dos e-commerces. Todo o lucro obtido pela coleção será revertido para a ONG AMPARA Animal.
O projeto tem como objetivo dialogar com toda a indústria da moda, para que ela não só se inspire na beleza desses animais, como também se mobilize para preservá-los. E mais: convida marcas, estilistas e criativos a entrarem em contato pelo site (www.lifeprint.org.br), para que novas coleções e iniciativas sejam desenvolvidas.
De acordo com o CEO da Cia Marítima, Benny Rosset, a partir de onças-pintadas é possível falar da vida como um todo. “De acordo com especialistas, somos a última geração capaz de reverter a curva de morte do mundo natural. Se não fizermos nada, as próximas gerações, mesmo se mais engajadas que a atual, não terão meios de salvar os nossos animais. Ou agimos agora, ou veremos bichos apenas nas telas, e nas passarelas”, reflete.
“A arrecadação da campanha Life Print tem uma importância imensa, não somente no que diz respeito à estruturação e manutenção dos espaços para indivíduos que se encontram em cativeiro, como também por permitir investir na conservação de toda uma espécie ameaçada, que possui um papel biológico fundamental em nosso ecossistema” fala Juliana Camargo, presidente da AMPARA.