A rede Drogaria São Paulo, por meio de seu programa de relacionamento – o “Viva Saúde” – inseriu nas estações Luz e Pinheiros da linha amarela do metrô de São Paulo a “Retorna Machine”, solução sustentável criada e administrada pela empresa Triciclo, com o intuito de oferecer um inovador meio de logística reversa de embalagens pós-consumo. A ação estará disponível nas estações até janeiro de 2019.
“A reciclagem é a principal ferramenta que temos hoje para diminuir o impacto do lixo que já foi ou será produzido. Por isso inserir unidades “Retorna Machine” em um ambiente de alta circulação de pessoas contribui para despertar o interesse da população por um hábito positivo para todos”, fala Thaís Lima, Gerente Executiva de Marketing do Grupo DPSP – companhia que administra as marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.
As Retorna Machine coletam itens como latas de alumínio, garrafas pet, embalagens longa vida, embalagens de shampoos, desodorantes e diversos outros itens adquiridos em nossas lojas. “A logística reversa de embalagem funciona como um programa de fidelidade, só que beneficiando a sociedade como um todo. Uma inteligência que se funde com o nosso programa “Viva Saúde”, também criado com objetivo de cuidar e viabilizar novas experiências para os consumidores”, explica Thaís.
A mecânica é simples. Na medida em que o usuário deposita suas embalagens na “Retorna Machine”, adquire pontos. A cada 80 pontos acumulados, os cadastrados no programa de relacionamento da Drogaria São Paulo, o “Viva Saúde”, recebem na hora um voucher para utilização nas lojas físicas, que podem proporcionar R$10,00 de desconto em compras acima de R$ 60,00 – para itens de conveniência, cuidados pessoais, higiene e beleza.
A pontuação da Retorna Machine também pode ser usada para abatimentos na conta de luz da Eletropaulo e em créditos no Bilhete Único ou Cartão BOM, além da possibilidade de doá-los para Instituições filantrópicas auxiliadas pela Triciclo – Projeto Arrastão, Casa do Zezinho e Fundação Fenômenos.
Assista ao filme da campanha: