Neste Carnaval, um dos temas mais discutidos na folia foi o respeito ao que é diferente. Pensando nisso, a cantora Claudia Leitte e a Perlatte, marca de suplemento da Eurofarma para auxiliar na digestão da lactose, lançaram a música “Pode ter”, que foi cantada durante todo carnaval baiano no trio elétrico da cantora, o Largadinho. O objetivo foi aproveitar a descontração desta época do ano para conscientizar as pessoas sobre o tema e, como pano de fundo, falar sobre a intolerância à lactose, que atinge até 35% da população, segundo pesquisa Data Folha.
Idealizada pela agência Santa Clara, a campanha terá uma série de ações que começam no carnaval, mas devem se estender ao longo de 2018, dando continuidade à estratégia da marca iniciada no ano passado. Segundo estudo realizado pelo centro de pesquisas Data Folha, um terço da população brasileira pode ter intolerância à lactose, mas apenas 4% das pessoas procura um diagnóstico e cortam o leite da alimentação.
“Por isso o mote da campanha e o nome da música é ‘Pode Ter’. É fundamental que as pessoas entendam a importância de se procurar um médico antes de mudar a dieta. O leite é um alimento fundamental para o organismo e pode ser utilizado por intolerantes, desde que recebam o acompanhamento adequado” explica Andréa Frazão, gerente de marketing da Eurofarma, produto Perlatte.
Na terça-feira de carnaval foram vendidos mais de cinco mil copos com frases da música e cinco mil abadás azuis e brancos – cor tradicionalmente usada durante a sexta-feira de carnaval na Bahia – para representar a paz, a tolerância e a conscientização para o intolerante à lactose. “Nossa preocupação não é só falar sobre a intolerância em termos de saúde, é também levar a mensagem de que todos podem ter alguma coisa fora do que se considera padrão e que isso não é problema” explica Andréa.
Claudia Leitte cantou a canção em todo carnaval e para que o público se conscientizasse da importância da letra. A música foi desenvolvida pela Perlatte para ser adaptada para diferentes ritmos, outro fator alinhado ao propósito de que ser diferente não é problema.
O lançamento da música faz parte da estratégia desenvolvida pela agência Santa Clara, que se iniciou no ano passado com o anúncio da retirada do sobrenome Leitte pela Cláudia, e teve como objetivo alertar a população brasileira sobre a intolerância à lactose. “Neste segundo momento, usamos a maior festa do mundo, que é o Carnaval da Bahia, para lançar e reforçar que e com Perlatte pode ter leite”, comenta Ricardo Gertrudes, responsável pela área de Live Marketing da Santa Clara.