domingo, julho 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesElo anuncia maior mudança de marca de sua história

Elo anuncia maior mudança de marca de sua história

A Elo, uma das maiores empresas de tecnologias de pagamento do Brasil, anuncia ao mercado a maior virada de marca de sua história. A nova identidade visual – absolutamente reinventada em cores, design, propósito e potência digital – e um novo jeito de se comunicar com os clientes e com os brasileiros em geral, compõem a essência do movimento da marca.

O projeto é assinado pela agência Ana Couto, ícone do branding no Brasil, com mais de 30 anos de atuação e conta com desdobramento em campanha criada pela AlmapBBDO, protagonizada por Zeca Pagodinho, Fábio Junior, Alcione, Bela Gil, Glória Pires e Caio Castro, entre outras personalidades brasileiras.

O desafio proposto foi o de ressignificar o conceito de “Elo” para reafirmar a maior expertise da companhia: ser, literalmente, um “Elo” que une compradores e vendedores, nos mais diversos momentos de vida das pessoas que movimentam a economia.

“Introduzimos inúmeras novidades, desde o verde que expressa a exuberância natural do país até a nova combinação de cores, que expandem os horizontes de atuação e nos permitem uma nova interpretação do Brasil, do nosso público, da cultura nacional – que gostamos de chamar de brasilidade – e da nossa maneira de fazer negócios”, explica Mel Pedroso, a CMO da Elo.

No ano passado, a companhia abriu os trabalhos de reposicionamento da marca com a assinatura:

“Elo, o cartão do brasileiro”, que apresentava uma empresa criada por e para brasileiros, com o objetivo de atender a todos os brasileiros, seja de alta renda aos produtos do dia a dia, do “pejotinha” às grandes empresas.

“Agora, daremos um passo além. Apresentamos uma nova Elo. Muito mais moderna, brasileira e colorida, transmitindo tecnologia e inovação. Nossa marca passa a ser composta por uma linha infinita que liga um lado a outro, com a palavra ‘elo’ em destaque no centro”, afirma a CMO.

Ou seja, o tradicional círculo fragmentado amarelo, vermelho e azul dá lugar a uma linha multicolorida que será o elemento central da identidade visual da Elo;

A marca também contará com uma versão simplificada, que será utilizada nos cartões;

“Para marcar esse momento especial, lançaremos uma nova campanha institucional com algumas celebridades que simbolizam ‘todos os tipos de brasileiros’”. Nos filmes, os personagens são representados em diversas situações de compra com o cartão, reafirmando que “o cartão Elo é para todo tipo de compra e todos os brasileiros”, finaliza a líder de marketing da Elo.

A empresa planeja que o rebranding conecte a visão de futuro da empresa e seja o próprio elo entre a organização de hoje e o seu compromisso já traçado para os próximos 10 anos.

Inovação no jeito de ser: simplicidade orientada ao novo

A nova marca da Elo também privilegia as cores, o astral e um tipo de criatividade intimamente ligada à inovação e tecnologia – afinal, a companhia segue o seu desafio de operar cada vez mais em um ambiente digital e adaptado às grandes mudanças em curso do sistema financeiro do Brasil, com especial atenção à agenda do Drex – na qual a Elo integra um dos principais consórcios.

“Temos iniciativas e projetos avançados com foco na tokenização da economia utilizando blockchain, inovação aberta, contratos inteligentes (smart contracts), entre outros tópicos da economia descentralizada. Continuaremos a ser uma empresa de cartões, mas, com um repertório mais plural, ágil e tecnologicamente mais robusto e pronto para reagir às demandas do mercado de pagamentos do país, que está em plena reinvenção”, define o CTO da companhia, Eduardo Merighi.

“Nossa missão é garantir que todos os brasileiros possam realizar suas transações financeiras de forma conveniente, rápida e segura. Por isso, nossa paixão é utilizar as tecnologias mais inovadoras para resolver os desafios de nossos clientes e parceiros”, completa o CTO da Elo.

Para todo tipo de compra, para todo tipo de brasileiro

Com divulgação em TV aberta, mídia exterior, Internet, DOOH, a campanha conta com dois filmes de 30s, protagonizados por algumas das principais personalidades brasileiras da atualidade. As duas tramas representam diversas situações de compra com o cartão, reafirmando que “o cartão Elo é para todo tipo de compra e todos os brasileiros”, brincando com a fama dos personagens. Os vídeos foram produzidos pela 02 Filmes, com direção de Cláudio Borelli, e trilha sonora da produtora Cabaret.

Confira os filmes da campanha:

FICHA TÉCNICA – ELO | REBRANDING

Criação: AlmapBBDO e Elo Creative House

Anunciante: Cartão Elo

Título: Cartão Elo de Cara Nova

Produto: Institucional

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretor de Criação: Iron Brito (Almap) e Vanessa Martins (Elo)

Criação Almap: Fábio Tedeschi, Alexandre Freire e Alex Matsumoto

Criação Elo: Carolina Veras, Thiago Maciel, Marina Lira, Jessica Bonomi, Tharlysson de Azevedo, Michelli Rodrigues, Ana Beatriz Ribeiro

Atendimento: Renata Carvalho, Warley Vieira, Mayara Cortez, Luana Moraes

Planejamento: David Gross, Iago Moura, Daniele Novaes, Camila Sepúlveda

Conteúdo Elo: Patrícia Azzi

Mídia: Rafaela Alves, Patrícia Gogliara, Marcos de Oliveira Filho, Leonardo Assennato, Gabriela Silva, Nádia Pascoal, Thuane De Carvalho, Rebeca Dipold, Yasmin Barcellos.

Mídia Performance: Danielle Farhat, Daniel Meneses, Analu Milek, Thaís Rosa San’Ana, Patrick Manzoni, Roberto Medina, Andressa Vasconcelos, Letícia Domingos, Gabriel Padoin Pincinato, Alec Borges de Gois, Maria Clara Cavalcanti, Giulia Silva.

Dados: Bruno Miracco, Márcio Ramos, Diego Alves, Gustavo Arakawa, Matheus Rodrigues de Souza, Kelly Thalita Gardini, Ariel Ecker, Mariana Rufo, Bruna Silva.

Produção Audiovisual: Diego Villas Boas, Vera Jacinto, Aline Silva
Aprovação cliente: Meliza Pedroso

Produtora do Filme: O2.
Direção: Claudio Borrelli
Diretora Produção Executiva: Flavia Zanini
Produção Executiva: Ed Tamachiro
Assistente Executiva: Fernanda Figueiredo
Diretora de Atendimento: Rejane Bicca
Atendimento: Ivan Caetano e Rodrigo Ohara
Atendimento de Pós: Nany Lucena
Direção de Fotografia: Gabriel Bianchini e Felipe Hermini
Direção de Arte: Paulinho Ribeiro
Diretor Produção: Fabio Monteiro
Assistente de Direção: Tina Ponte
Produtora de Elenco: Eduardo Piva e Carmem Silva
Produtora de Figurino: Katia Gimenez
Cabeleireiro e Maquiador Elenco: Fernando Andrade (Feco)
Stylist Elenco e Bela Gil: Katia Gimenez
Make e Hair Bela Gil: Daniel Fernando
Hair Alcione: Luiza Helena
Make Alcione: Yann Fernandes
Make e Hair Glória Pires: Carlos Carrasco
Stylist Glória Pires: Luisa Paiva
Stylist e Make Zeca Pagodinho: Juliana Maia
Stylist Fábio Jr: Silvana Abreu
Make e Hair Fábio Jr: Nina Rodrigues
Make e Hair Caio Castro: Sandro de Andrade
Pós-Produção: O2 Pós.
Coordenador Geral de Pós: Claudio Tolentino
Coordenador Técnico de Pós: Henrique Gomes
Finalizadora: Andreia Figueiredo
Montador: Marcelo Cavalieri, AMC
Colorista: Luciano Foca
Supervisor de VFX: Thiago Corá

Produtora de Som: Cabaret
Produção Musical: Mauro Kuschnir
Compositor: Guilherme Azem
Mixagem: Gab Scatolin
Finalização: Mauro Kuschnir, Bruno Pereira e Cyro Neto
Atendimento: Ingrid Lopes, Maribê e Barbara Russiano

Coordenação: Chandra Lima, Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello

Artigos relacionados

Novidades