A ONU Mulheres estreia uma nova campanha, criada pela Heads Propaganda, para promover a igualdade de gênero internacionalmente. Intitulada ElesPorElas/HeForShe, a ação contou com o apoio de 10 artistas e atletas – Camila Pitanga, Mateus Solano, Sheron Menezzes, Bruno Gagliasso, Marcelo D2, Preta Gil, Lea T, Amanda Nunes, Anselmo Vasconcelos e Erico Brás – que aparecem em filmes, anúncios e peças de mobiliário urbano, indoor media e internet e visa ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres e acelerar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.
“Mais que provocar uma discussão, a campanha busca mobilizar as pessoas a entrar no site elesporelas.org e assinar o seu compromisso com a igualdade de gêneros. A violência contra as mulheres não é um problema apenas das mulheres. É meu, seu, de todos nós. E a publicidade pode contribuir muito para endereçar esse problema e colocá-lo na pauta da sociedade”, explica Astério Segundo, Diretor de Criação da Heads Propaganda.
A campanha adota os tons de preto, branco e magenta que caracterizam o movimento HeForShe no mundo, e chama a atenção pelo tom incisivo e questionador com que busca mobilizar a sociedade a assumir o compromisso pela igualdade de gênero e discutir as questões mais sensíveis enfrentadas pelas mulheres no Brasil e no mundo. Além do preconceito e violência contra as mulheres, a campanha aborda também temas como o racismo e a violência contra mulheres transexuais.
“Nessa campanha, quisemos ir além de informar sobre a importância de viver livre de preconceitos, de conquistar a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres e meninas. Cada personagem dessa campanha dá depoimentos reais e sinceros sobre o que vivem (e vivemos) e por que é importante fazer parte desse movimento para mudar a nossa realidade de machismo, racismo, sexismo e homofobia. Em cada uma dessas histórias, nós imediatamente identificamos a forte presença e as graves consequências do preconceito na nossa cultura, e é por isso que elas nos tocam tão profundamente”, disse a Dra. Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil.
Além de cinco filmes, produzidos pela Delicatessen e com direção de Gustavo Leme, para TV aberta, fechada e internet, a campanha conta ainda com 10 anúncios para revistas e jornais. Nos filmes eles narram de forma contundente suas experiências e os atos preconceituosos de racismo e machismo que já sofreram.
“São mensagens muito tocantes e que colocam luz sobre muitas atitudes comuns do dia a dia. Desde o início do projeto, ficamos bastante honrados em poder apoiar essa iniciativa da ONU e nos empenhamos ao máximo para traduzir essa importância de conscientizar a sociedade sobre os direitos das mulheres”, destaca Gustavo Leme, diretor dos filmes.
A campanha foi vista pela primeira vez no evento “Por um Planeta 50-50 em 2030 – Mulheres do Amanhã”, realizado pela ONU Mulheres com apoio e patrocínio da Heads, e será lançada oficialmente no dia 20 de novembro, durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Movimento ElesPorElas/HeForShe
O movimento de solidariedade ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a remoção das barreiras sociais e culturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos humanos.
Desde seu lançamento em 2014 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo — incluindo Chefes de Estado, CEOs, personalidades globais, e pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento e se comprometeram com a igualdade de gênero. O movimento HeForShe tem sido o tema de mais de dois bilhões de conversações nas redes sociais, da realização de milhares de eventos em todos os cantos do mundo, além de já ter recebido cerca de um milhão de compromissos na plataforma online www.ElesPorElas.org.