sábado, novembro 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesElectrolux lança campanha global para inspirar as pessoas a ficarem por mais...

Electrolux lança campanha global para inspirar as pessoas a ficarem por mais tempo com suas roupas

Nova campanha, intitulada #BreakThePattern, incentiva consumidores e sociedade a ressignificarem relações de cuidado com as roupas.

As roupas mais sustentáveis são aquelas que você já tem. Essa é a mensagem da nova campanha global da Electrolux, marca líder em eletrodomésticos, intitulada #BreakThePattern. Em média, as roupas são usadas apenas dez vezes e depois descartadas, quando elas ainda podem ser usadas muito mais[1]. É por isso que a empresa quer inspirar os consumidores a repensarem padrões e a cuidarem melhor de suas roupas.

Globalmente, aproximadamente 73% de todo o lixo têxtil acaba em aterros ou é incinerado[2]. Por isso, a Electrolux escolheu como cenário dessa campanha o Deserto de Atacama, no Chile, onde fica o segundo maior cemitério de roupas do mundo, que recentemente se transformou em um símbolo do excesso de resíduos. De acordo com a UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa)[3], 21 bilhões de toneladas de roupas acabam em aterros sanitários todos os anos. Só no Deserto do Atacama, cerca de 39.000 toneladas de roupas são descartadas anualmente.

“Não restam dúvidas de que precisamos mudar a forma como usamos e cuidamos de nossas roupas. As pesquisas dizem que, se prolongarmos em apenas nove meses a vida útil de nossas roupas, é possível reduzir em 20 a 30% do impacto na pegada de carbono, recursos hídricos, bem como o lixo produzido. Para isso, existem diferentes maneiras: consertar ou reformar as roupas e, quando as roupas precisarem ser limpas, arejá-las, limpá-las a vapor ou lavá-las de uma maneira mais sustentável”, afirma Ana Peretti, Diretora de Marketing para Electrolux América Latina.

Um dos objetivos da empresa é fazer com que as roupas durem o dobro do tempo com metade do impacto ambiental até 2030, por meio da democratização de tecnologias que melhoram o cuidado com as roupas e otimizam recursos como água e energia. Além disso, gerar conversas em torno do consumo consciente e promover um diálogo direto e transparente com os consumidores e sociedade.

“Esta campanha traz de maneira bastante direta uma de nossas grandes contribuições para um futuro mais sustentável totalmente alinhada aos conceitos de economia circular, buscando estender a vida útil das roupas. Sabemos do nosso potencial de contribuição, principalmente somando os milhares de equipamentos que colocamos no mercado e queremos nossos consumidores junto conosco nesta jornada. Com nossas máquinas de cuidar lançadas em 2021, estimamos uma economia de aproximadamente 162 milhões de litros de água, o equivalente a 65 piscinas olímpicas”, afirma João Zeni, Diretor de Sustentabilidade para a Electrolux América Latina.

Pesquisas mostram que há uma necessidade urgente de ajudar as pessoas a entenderem a melhor forma de cuidar de suas roupas e incentivar o maior número possível delas a adotarem práticas de lavagem mais sustentáveis: lavar menos e usar mais, usar a máquina em capacidade total e em temperaturas mais baixas, por exemplo.

“Se todos fizessem uma pequena mudança de hábito, cada um de nós poderia reduzir o impacto ambiental das nossas roupas. Estamos presentes em 65% dos lares brasileiros com diferentes categorias de produtos. Se essa conscientização chegar a esses consumidores, temos potencial de criar um enorme impacto positivo”, finaliza Ana.

[1] https://admin.betterlivingprogram.com/wp-content/uploads/2021/02/Electrolux_TheTruthAboutLaundry_WhitePaper-1.pdf

2 https://ellenmacarthurfoundation.org/a-new-textiles-economy

3 https://unece.org/DAM/RCM_Website/RFSD_2018_Side_event_sustainable_fashion.pdf

Primeira Coleção de Upcycling do Deserto do Atacama

A Electrolux buscou a dupla de designers sueca Rave Review, conhecidas por suas coleções coloridas, recicladas e sofisticadas, com a seguinte missão: dar novo uso à peças descartadas no cemitério de roupas do deserto do Atacama. O resultado é a primeira coleção do mundo criada a partir de peças originárias de um dos maiores aterros têxteis da atualidade. O objetivo é colocar em evidência o crescente problema do lixo têxtil e mostrar um exemplo inspirador de ressignificação das roupas, capaz de revolucionar o comportamento dos consumidores.

“Sempre acreditamos que a moda do futuro não pode existir da forma que é hoje. Acho que todos nós devemos mudar, de uma forma ou de outra. Quando o assunto é moda, provavelmente a maneira mais tangível e fácil de fazer isso é cuidar das peças que já temos”, comenta Livia Schück, cofundadora e diretora criativa da Rave Review.

A ação global está sendo realizada na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Polônia, Suécia, Suíça, França, Itália, Inglaterra, Vietnã, Samoa, Israel, Estados Unidos e Canadá e reforça a importância e o posicionamento da marca em relação ao compromisso com a sustentabilidade.

Para saber mais do movimento acesse o link.

 

Artigos relacionados

Novidades