quinta-feira, janeiro 23, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesDonas da Rua, projeto de empoderamento da Mauricio de Sousa Produções, homenageia...

Donas da Rua, projeto de empoderamento da Mauricio de Sousa Produções, homenageia as mulheres da ciência

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) cria mais um espaço para mostrar referências históricas de mulheres que marcaram a humanidade. O projeto Donas da Rua, criado em março de 2016, agora apresenta no site exemplos femininos na área da ciência. A série de homenagens começa com a cientista Katie Bouman, responsável pela primeira fotografia de um buraco negro, registrado em abril deste ano.

O objetivo da ação é enaltecer experiências femininas no campo da ciência, para inspirar meninas e mulheres. Segundo uma pesquisa da ONU Mulheres, 74% do público feminino se interessa por ciência, tecnologia, engenharia e matemática, mas só 30% atua nas áreas. A MSP começa o projeto com a biografia e um desenho de Katie Bouman, representada pela personagem Aninha.

Com título de Ph.D. em engenharia elétrica e ciência da computação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), Katie Bouman foi uma das responsáveis por uma das fotos mais famosas da astronomia: o registro de um buraco negro, revelado recentemente, em 10 de abril. A cientista criou um algoritmo capaz de entender dados astronômicos e, com a ajuda de sua equipe, decifrou o que o antes era invisível.

Para fortalecer iniciativas ligadas ao tema, a MSP também fez parceria com o STEM Like a Girl, um projeto internacional que motiva meninas a conhecerem mais sobre o universo da ciência, e o com o evento Mergulho na Ciência, da USP, voltado para meninas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas ou particulares.

“Um dos pilares do projeto Donas da Rua é o de empoderar meninas e mulheres em diversas áreas. Nós já estamos falando das artes, dos esportes e agora vamos nos dedicar para reunir bons exemplos de mulheres que fazem história na ciência. Acreditamos que ao contribuir na visibilidade dessas profissionais, poderemos inspirar o público feminino a se aventurar nestes assuntos”, comenta Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.

O projeto pode ser conferido no site: http://turmadamonica.uol.com.br/donasdarua.

 

 

 

 

Artigos relacionados

Novidades