segunda-feira, outubro 14, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantes“Documenta Pantanal’ coloca a região em evidência

“Documenta Pantanal’ coloca a região em evidência

Registrar para documentar e preservar. Este pode ser o mote da iniciativa ‘Documenta Pantanal’, que prevê o desenvolvimento de ações multimídias (exposições, documentários, livros e vídeos) que, mais do que celebrarem a beleza e a biodiversidade desse ecossistema, pretendem chamar a atenção da sociedade para a urgência em conhecer e preservar este patrimônio, cujo desconhecimento de sua verdadeira realidade impede um aproveitamento econômico maior do turismo, inclusive um turismo internacional de qualidade.

Com a participação de instituições que atuam na região pantaneira, a iniciativa reúne pesquisadores, empresários e a própria comunidade, para, em conjunto, mobilizar a sociedade para as questões primordiais desse bioma. Convidado para fotografar esta que é a maior extensão de área alagada do planeta de forma contínua, o fotógrafo João Farkas afirma que o ‘Documenta Pantanal’ tem por objetivo, como o próprio nome sugere, documentar para tornar conhecidos os atributos naturais da região, promovendo constante diálogo entre as forças produtivas, academia, instituições e organizações na busca de soluções implementáveis de consenso.

“Por meio de ações coordenadas direcionadas, numa estratégia de ativação e mobilização multinível, o ‘Documenta Pantanal’ foi desenhado para falar com um público amplo, procurando aproximar pesquisadores, acadêmicos, produtores ligados ao agronegócio, grupos com interesses em conservação, turismo, jornalistas e educadores. Com essas ações queremos que o Pantanal esteja na agenda da opinião pública brasileira e de organismos e instituições ligados a questões que dizem respeito ao Pantanal”, afirma a produtora Mônica Guimarães, participante e uma das organizadoras do projeto.

Ao capturar a multifacetada beleza pantaneira, Farkas surpreendeu-se com o que encontrou em suas muitas idas e vindas. Entre variadas constatações, ele considera esse patrimônio natural muito mais frágil do que a Amazônia, também retratada por suas lentes sensíveis. “Por ser uma planície inundável, o Pantanal depende, fundamentalmente, da qualidade das águas que acorrem dos planaltos vizinhos e dos fluxos de cheias e vazantes que fazem dele um santuário natural e permitem sua exploração sustentável pela pecuária extensiva e o turismo. Mas tanto a qualidade das águas como o fluxo cheias-vazantes já estão bastante alterados pela atuação humana e são ameaças reais”, alerta.

Ainda de acordo com Farkas, o que lhe causou mais espanto é o desconhecimento que o Brasil tem em relação ao Pantanal. “Há uma espécie de cegueira cognitiva. Talvez porque temos tantas outras coisas belas e mobilizadoras, como a Amazônia, a Mata Atlântica e um vasto litoral, o Pantanal fica meio ignorado. É preciso colocar a região no radar dos brasileiros. Imaginamos que é um território inatingível, preservado, cheio de jacarés e piranhas, ideal para pescarias. Mas é muito mais do que isso. Um universo natural riquíssimo a ser melhor conhecido e explorado e protegido por nós”.

Veja o trailer:

Artigos relacionados

Novidades