O Disque Denúncia dá início, pelo quinto ano consecutivo, a mais uma edição da campanha de combate ao roubo de combustíveis em dutos. Com um conceito diferenciado, a 11:21, assinou a campanha com o tema “Juízo ou Prejuízo”.
Desta vez, a ideia é conscientizar a população sobre as graves, e muitas consequências, que o roubo de combustíveis em dutos pode causar. O slogan “Quem não tem juízo, encara o prejuízo”, mostra que os prejuízos não se limitam ao campo financeiro, mas também à vida, com riscos de incêndios e explosões, e ao meio ambiente, com a contaminação de solos e rios, prejudicando a saúde de quem vive nas comunidades vizinhas às faixas de dutos.
A campanha terá alcance em todo o estado do Rio de Janeiro com mídia digital, Midia Exterior e rádio, com mais intensidade na região da Baixada Fluminense, principalmente onde passam os dutos, que são alvos de criminosos.
Desde o lançamento da primeira edição da campanha, em 2019, o Disque Denúncia contabilizou 1059 denúncias sobre o tema e ajudou a polícia do Rio a desarticular quadrilhas, a localizar foragidos da Justiça e a encontrar endereços utilizados para armazenar ou comercializar ilegalmente combustível.
Para o Diretor-Geral do Instituto MovRio e Coordenador-Geral do Disque Denúncia – Renato Almeida – a importância de denunciar é extrema. “Quadrilhas especializadas em roubar dutos agem na surdina durante a noite e madrugada, portanto, qualquer movimentação suspeita deve ser denunciada para ajudar a polícia na prisão de criminosos. Uma ligação para o Disque Denúncia pode salvar muitas vidas”, finalizou.
Já Gustavo Bastos, CEO e CCO da 11:21, destaca o desafio criativo da campanha: “A Simplicidade Criativa é desafiada todos os anos a produzir uma campanha nova, impactante e com esse jeitão popular. Esse ano, mais do que nunca, conseguimos.”