A Descomplica anunciou, no último dia 07, a campanha “Educação Sem Distância” nos principais meios de comunicação do país, em TV aberta, em Midia Exterior, anúncios digitais e nas suas redes sociais. As peças abordam a alta evasão escolar, um problema latente da sociedade brasileira, de maneira instigante — convidando a audiência para uma reflexão sobre como mitigar o abandono do percurso educacional e exaltando os alunos que, a despeito das adversidades, seguem sua jornada no sistema educacional.
Tamanha é a gravidade da situação que, em sua primeira grande iniciativa publicitária, a edtech prefere denunciar um problema sério da sociedade a anunciar seus atributos e produtos. É também a primeira vez que uma empresa lança uma campanha para falar sobre evasão escolar no Brasil. Pesquisas apontam que a evasão escolar pode triplicar nos próximos anos devido às consequências da pandemia do novo coronavírus.
O Enem de 2021 já reflete esse cenário: a edição deste ano terá o menor número de inscritos desde 2005 – 3,1 milhões, vs.5,8 milhões em 2020. O desemprego em alta, afetando hoje em dia 13 milhões de pessoas, também contribui para a evasão escolar e arremata um cenário pessimista sobre como o país sairá da crise econômica e educacional na qual se encontra. Além disso, dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 2020 indicam que, ano passado, 5,1 milhões de estudantes entre 6 e 17 anos não frequentavam a escola — de maneira física ou online.
A trajetória de sucesso da edtech alicerçada no ensino digital da atual evasão escolar — um fenômeno que cresceu de maneira assustadora justamente em um momento em que as escolas foram obrigadas a contar com a tecnologia para continuar funcionando. Está claro para a Descomplica que o momento em que vivemos requer uma dose de ambição tão grande quanto a complexidade de seus problemas. Essas mensagens precisam urgentemente chegar à casa de todos os brasileiros — e instigá-los. Afinal, está mais que clara e comprovada a relação direta entre a educação de um país e seu desenvolvimento social.
“Este não é um filme sobre ensino à distância, é sobre as distâncias no ensino.” Assim começa a principal peça da campanha — deixando claro que seu foco não é no modelo de negócios da Descomplica. E sim, no abandono escolar, que lesiona principalmente as minorias sociais. Ilustrada por uma mulher negra e outra travesti, o vídeo chega ao seu fim destacando as ações da empresa para quebrar padrões. Elas vão desde oferecer a Faculdade Descomplica 100% online, até promover lives gratuitas de preparação para o Enem e garantir mil bolsas de pós-graduação para a comunidade LGBTQIA+.
A data para sua veiculação tampouco foi escolhida à toa. No dia 07 de outubro 2011, a Descomplica transmitiu sua primeira aula ao vivo. Foi pioneira ao unir qualidade de ensino a acesso. Em apenas 10 anos, mais de 50 milhões de pessoas foram impactadas pela Descomplica, que, além de curso pré-vestibular, oferece graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres. Cresceu na esteira que sua própria ambição criou, impulsionada pelo comprometimento que sempre teve não apenas com seus alunos, mas com o país inteiro.
“Somos provocadores por essência. A campanha reforça nosso maior lema, de que ‘aprender é para todo mundo’. Estamos propondo um grande debate nacional em torno de um problema que sempre existiu na educação brasileira, mas que cresceu nos últimos 18 meses”, diz Marco Fisbhen, CEO da Descomplica. “Temos que falar sobre esse tema o quanto antes”.
“O tema da evasão escolar tem sido muito debatido e isso não é à toa. A pandemia trouxe desafios muito grandes para o setor e é preciso trabalhar para mostrar aos estudantes que existe um caminho que entrega o que eles buscam: proximidade no ensino, aulas dinâmicas e interativas e, principalmente, um meio de se qualificarem para a entrada no mercado de trabalho”, diz Luciana Feres, Chief Marketing Officer do Descomplica. “O ensino digital é uma das soluções e feito com pedagogia digital de qualidade pode ser essa ponte entre o presente e o futuro dos alunos, de construir uma educação próxima e que vai contra a distância que hoje o ensino no país tem de seus alunos”, finaliza.
Ficha Técnica:
Título: Educação Sem Distância
Anunciante: Descomplica
Produto: Marca Descomplica
Agência: DStudio
Chief Design & Creative Officer: Victor Sahate
Diretor Executivo de Criação: Nathália Capistrano
Criação: Melissa Castagnari, Rodrigo Pires, Michael Silva, Victor Wahrsager e Marcella Barbieri
Diretor de Conteúdo: David Butter
Conteúdo: Mirella Nascimento, Kimberlly Moraes, Renato Cavalcanti, Luma Sartori, Ana Carolina Peres e Luiza de Almeida
Gerenciamento de Projetos: Nagila Nunes e Vitória Batan
Aprovação Cliente: Marco Fisbhen e Luciana Feres
Pesquisa: Roberta Campos e Camila Cartaxo
Diretor de Mídia: Laiza Hasselmann
Mídia: Carla Dart
Mídia / Agência: Convert
Glaucia Montanha, Rodrigo Genazio, Douglas Magalhães e Natasha Santoro
Produção Filme: Surreal Hotel Arts
Direção: Luiza Villaça
Aprendiz de direção: Luigi Parisi
COO: Cris Chacon
Produção Executiva: Milena Trindade
Head de Produção: Lu Martins
CCO: Carlão Busato
Direção Criativa: Heitor Caetano
Liner Producer: Ale Borzani
Liner Producer Jr: Olivia Fuchs
Assistente Executiva: Buba Kore
Assistentes de Coordenação: Ana Alegretti, Bruna Brito e Beatriz Prado
Direção de Fotografia: Rafael Martinelli
Direção de Arte: Débora Pascotto
1ª Assistente de Direção: Juliana Cretella
2ª Assistente de Direção: Paula Balieiro e Rodrigo Bontempo
Direção de Produção: Nani Matias
Ass. Produção: Kayane Cabral, Kayelle Cabral e Adriana de Assis
Assistente de arte: Gabrielle de Siqueira
Produtora de Objetos: Gislaine Leal
Produtor de Casting: Guilherme Koch
Figurino: Ana Cardoso
Produtor de locação: Dudu Castello Branco
Finalização: Bruno Magosso
Montagem: Gabriel Lancman
Pós-Produção: Clan
Correção de Cor: Psycho
Produtora de Som: S de Samba
Atendimento: Meg Magro
Produção de Som: Pedro Caldas
Direção Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira
Locução: Duda Buarque
Foto: Doma Studio
Vídeo: Doma02
Produção: Murillo Mahnic e Luanna Leonis
Direção de Arte: Fernanda Carneiro
Gaffer: Tim Sanches
Beauty: Amanda Pris
Stylists: Anuro e Cacau Francisco
Modelos: Angel Meira, Gelado Vicente, Filipe Gabriel, Pedro Carvalho, Carol Lourenço, Isiz Aguiar, Carol Martinni, Maria Vieira, Débora Ribeiro