Decathlon busca familiaridade com o público mineiro

A Decathlon inaugurou a primeira unidade em Belo Horizonte (MG), no dia 27 de março. Em uma área de 2600 metros quadrados, com aproximadamente 7 mil produtos em 55 modalidades esportivas, a loja está localizada no segundo pavimento do Center Minas, empreendimento da EPO localizado entre a estação do Metrô e o Minas Shopping, no bairro União, região Nordeste da capital mineira.

Para desembarcar no Estado, a marca contratou a Agência Life para desenvolver o plano de mídia. “O trabalho ficou concentrado em mídia exterior, para tornar a marca conhecida do público mineiro. A divulgação teve como foco reforçar o local da loja, por meio de peças espalhadas em pontos estratégicos da cidade, sempre com o objetivo de mostrar como chegar ate lá”, diz a coordenadora de Mídia da agência, Angel Gattoni.

Foram criados outdoors, painéis de led, backbus e um mega painel na MG-010, caminho do aeroporto de Confins para a capital. Segundo Angel, além de ser uma das principais portas de entradas da cidade, a localização do painel é uma forma de fixar a marca e criar familiaridade para pessoas de outras cidades que já conhecem a Decathlon e que desembarcam na cidade.

Como o foco da campanha é a mídia exterior e a familiaridade do mineiro com a marca Decathlon, a Agência Life propôs a criação de três spotsveiculados na Rádio Itatiaia. “É uma forma de fazer as pessoas ouvirem o nome da marca, conhecerem a pronúncia, já que a grafia pode causar confusão em um primeiro momento”, explica Angel.

A emissora foi escolhida por ser a “Rádio de Minas”, e ter grande audiência na cidade. Para isso, foram escolhidos para veicular os spots em sua programação diária o Jornal da Itatiaia, que tem o foco na população, a partir das 6h30; e os esportivos Rádio Esportes, a partir das 11h30, Turma do Bate-Bola, às 18h, e Bastidores, as 20h. “Tudo alinhado com o trabalho de mídia online, para não causar estranheza entre a comunicação online e a offline”, destaca.

Todo o planejamento foi desenvolvido para entrar em ação em dois tempos: antes da inauguração, para criar a expectativa nas pessoas, e outra parte entrou em ação após a inauguração, sempre trazendo o caráter alegre e saudável que o mundo esportivo traz.

“A Decathlon é um cliente novo, com uma proposta totalmente diferente de tudo que já tínhamos visto em produtos esportivos. Por ser bem acessível, a loja vai mudar o mercado em Minas Gerais”, comenta Angel. “O retorno do trabalho tem sido positivo, pelo desafio que foi, principalmente pelo prazo e porque chegamos a soluções diferentes em termos de discurso para um segmento que não conhecíamos bem”, finaliza.