A partir desta semana, o Parque da Cidade de Jundiaí recebe o projeto itinerante Água, Arte e Sustentabilidade. Patrocinado pela Deca, divisão de negócios da Duratex, por meio da Lei Rouanet, o projeto é composto por exposição de arte popular brasileira e espetáculo teatral para abordar o tema água e seus ecossistemas, refletindo também sobre a necessidade de equilíbrio na produção, no consumo de alimentos e no uso racional.
“A Duratex acredita na importância de projetos que trazem conteúdos culturais e educativos à comunidade. E este tem especial destaque por tratar do tema água, recurso de extrema importância, com o qual a Deca tanto se preocupa em proporcionar economia”, explica o diretor de Desenvolvimento e Marketing Deca, Bruno Basile Antonaccio.
A base científica do projeto foi orientada por Morena Mills – Doutora em Biologia Marinha – contemplada com o prêmio internacional Tall Poppies Quensland, pela ação de aplicar a ciência pelo bem da população.
“O projeto visa conscientizar as novas gerações sobre o valor da água, formar público para o teatro, ampliar o conhecimento de arte popular brasileira e incentivar a criatividade das populações locais, democratizando o acesso aos bens culturais”, ressalta Gisela Arantes, autora do projeto.
Voltado para alunos de escolas públicas municipais na faixa etária de 7 a 12 anos, o evento está aberto ao público geral, com apresentações gratuitas.
A Deca distribuirá gratuitamente um manual ilustrado para as crianças com dicas fáceis para economizar água, a importância da preservação e alguns jogos que envolvem os pequenos no tema, fazendo com que eles se conscientizem e ainda ajudem os pais em casa.
A cartilha possui o objetivo de fazer das crianças “Guardiões da Água”, e os envolve de maneira lúdica para que possam mudar alguns hábitos e ainda auxiliarem seus familiares.
Em Jundiaí, o evento segue até o dia 25 de outubro, no Parque da Cidade, que fica na Rodovia João Cereser, Km 66, junto à represa do DAE. Serão duas apresentações por dia: de 3ª. a 6ª., às 09 e 14h e, aos sábados, às 11h.
Essa é mais uma ação da empresa com foco na conscientização da população que, além de projetos como esse, trabalha há décadas em pesquisas e tecnologias para a economia de água, como as utilizadas no Deca|ProÁgua, cujo projeto piloto teve início em 2013 no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e mostrou, depois de apenas um mês da instalação, que foi possível a redução de 41,3% no consumo. O museu, que recebe cerca de duas mil pessoas por dia, utilizava em média 1.700 m³ de água ao mês, passando para 998m³.
Serviço:
Projeto Água – Arte e Sustentabilidade
Data: de 7 a 25 de outubro
Apresentações: De 3ª. a 6ª., às 09 e às 14 horas e, aos sábados, às 11 horas
Local: Parque da Cidade – Rodovia João Cereser, Km 66, junto à represa do DAE – Jundiaí
Público-Alvo:crianças de 7 a 12 anos
Entrada Gratuita
Vagas limitadas!(Ingressos distribuídos 1hora antes)