Sempre respeitando e valorizando a diversidade de cada um, a Danone acredita que experiências e valores de origens distintas enriquecem o ambiente de trabalho e potencializam os resultados.
Por isso, a marca e a Ser Especial, uma Associação Assistencial de Integração ao Trabalho, se uniram para um grande projeto: investir em cursos de especialização profissional para pessoas com deficiência e, recentemente, no desenvolvimento de uma plataforma com conteúdo e currículos para ajudar a encaminhar os formandos ao mercado de trabalho. “Por meio dessa plataforma, queremos apoiar a inclusão de Pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de contribuir para uma cultura inclusiva, onde queremos conscientizar as pessoas que diversidade é saudável”, destaca Andrea Zitune, responsável pela área de Talentos na Danone.
A parceria pretende ser um facilitador na contratação desses profissionais e, até hoje, formou mais de 500 jovens para o mercado ao longo de 3 anos.
Chamado de Programa Nacional de Capacitação Danone, são realizados cursos presenciais e semi-presidenciais em 10 estados brasileiros. O conteúdo é adequado às demandas individuais para que os profissionais possam estar aptos para desempenhar funções como auxiliar administrativo e suporte de vendas. Todo o processo é acompanhado pela Ser Especial para que os jovens possam se desenvolver da melhor maneira.
A parceria com a Ser Especial gerou mais do que a capacitação. Em agosto, a companhia criou a Plataforma de Talentos Danone, uma base gratuita que conta com conteúdos e currículos para as empresas que pretendem contratar profissionais com deficiência formados pelo Programa Nacional de Capacitação Danone. Dessa maneira, é possível fazer uma conexão com as empresas, que têm rápido acesso aos seus perfis e precisam apenas assinar um termo de responsabilidade para contratá-los.
Qualquer empresa pode ter acesso gratuito a plataforma e currículos. Saiba mais acessando o site: pcddiversidade.danone.com.br/
“Começamos nossa atuação na Zona Leste da cidade de São Paulo e a parceria com a Danone permitiu ampliar a possibilidade de empregabilidade para pessoas com deficiência intelectual para 10 estados, em cidades como Rio de Janeiro, Fortaleza e Curitiba”, conta Jorge Gonçalves dos Santos, especialista em Inclusão da Ser Especial.
A colaboração aumentou em 71% o número de pessoas com deficiência atendidas, passando de 399 em 2017 para 1.389 em 2018. A próxima etapa é apresentar a Plataforma de Talentos Danone a mais empresas para seguir com o crescimento do número de jovens contratados.
“Muito mais do que um serviço, a iniciativa está totalmente ligada ao propósito de humanismo da Danone. Colaborar com a inclusão destes jovens no mercado de trabalho é fundamental tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto pessoal”, destaca Juliana Beolchi, responsável pela área de Diversidade da Danone.
“Com a Plataforma de Talentos, as empresas passaram a ter mais facilidade para encontrarem candidatos capacitados e podem selecionar o profissional com as habilidades indicadas para as vagas disponíveis”, conclui.