O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lanço o primeiro vídeo institucional de sua campanha com o tema “À frente do tempo”, em meio a ações que celebram os 30 anos da instituição. A produção será veiculada em canais de TV por assinatura, sites de notícias e em redes sociais. A campanha foi desenvolvida pelo time de marketing do CPB, a agência Artplan e a produtora Square Pixel.
O vídeo apresenta grandes conquistas de atletas paralímpicos brasileiros obtidas por poucos centésimos na pista e na piscina, por poucos quilos de vantagem no halterofilismo ou nos últimos instantes de uma luta, incluindo arquivos históricos e cenas inéditas protagonizadas por Petrúcio Ferreira (atletismo), Alana Maldonado (judô), Daniel Dias (natação) e Tayana Medeiros (halterofilismo).
A iniciativa reforça o esporte paralímpico como uma força transformadora, combinando alta performance, inclusão e legado, ao fazer referência às conquistas acumuladas ao longo desses 30 anos e, ao mesmo tempo, à capacidade do CPB de formar atletas de alto rendimento e promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade por meio do esporte.
O público-alvo inclui atletas, parceiros e a sociedade em geral, com atenção especial aos públicos jovens e conectados. O objetivo é ampliar a visibilidade da marca CPB em diferentes territórios, inclusive além do ambiente esportivo.
“Nosso foco é usar a excelência do esporte como ponte para a transformação social e o letramento contra o capacitismo. Queremos naturalizar a presença de corpos diversos em todos os contextos da vida, indo além do esporte e trocando a invisibilidade por presença massiva e diversa”, afirmou José Antônio Freire, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A campanha equilibra o legado de 30 anos com a projeção de futuro, já mirando em Los Angeles 2028. Seus pilares conceituais são: inclusão como base da transformação social; esporte como ferramenta de potência e visibilidade; alta Performance como narrativa de protagonismo; e construção de legado.
O conceito visual foca nos milésimos de segundos e centímetros à frente que marcaram vitórias ao longo desse tempo, para valorizar a intensidade e o gesto que transformam atletas em campeões.
Mais sobre os 30 anos:
As celebrações pelos 30 anos tiveram início em 9 de fevereiro, com projeções em monumentos de três cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói (onde funcionou a primeira sede do Comitê) e São Paulo (sede atual). As imagens destacaram momentos da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
A agenda comemorativa também incluiu a participação do CPB no XXI Seminário Gestão Esportiva, promovido pelo Programa FGV/FIFA/CIES, em março, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente José Antônio Ferreira Freire, do vice-presidente Yohansson do Nascimento Ferreira e do secretário-geral Mizael Conrado.
O calendário segue ainda com a exposição “CPB 30 Anos – O Brasil que Inspira o Mundo”, em cartaz no Museu da Inclusão, no Memorial da América Latina, até 6 de março de 2026. A mostra reúne mais de 50 peças, incluindo itens históricos como a tocha paralímpica, medalhas, mascotes e linhas do tempo que retratam marcos institucionais e o desempenho brasileiro nos Jogos Paralímpicos ao longo das últimas três décadas.
Ficha Técnica – CPB 30 ANOS
Agência: Artplan
Anunciante: CPB – COMITE PARAOLIMPICO BRASILEIRO
Campanha: CPB 30 ANOS
CCOs Grupo Dreamers: Rodrigo Almeida, Rafael Gil
CCOs Artplan: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Marcello Noronha
Direção Executivo de Criação: Ricardo Weitsman
Direção de Criação: Felippe Mendonça, Eric Ribeiro e Rafael Jardim
Criação: Felippe Mendonça, Rafael Jardim, Marcelo Holanda e Amanda Perlingeiro
Diretora Geral Artplan RJ: Ana Paula Sanchez
Head de Negócios e Atendimento: Cristiana Miranda
Diretora de Negócios: Thais Casaes
Atendimento: Thais Casaes, Bruna Paraizo, Naiara Dantas e Natasha Pulitini
Head Nacional de Planejamento: Paula Lagrotta
Diretor Geral de Planejamento RJ: Lucas Cassol
Head Nacional de Mídia: Joana Chulam
Diretora Geral de Mídia: Sabrina Frota
Diretor de Mídia: Bárbara Perrut
Mídia: Paloma Cordeiro
Diretora de Operações e Projetos: Cristiane Vianna
Diretora de Projetos: Aurora Blotta e Marina Bulcão
Gerente de Projetos: Diego Silva
Head Nacional Creative Data: Carolina Amorim
Gerente de Creative Data: Mariana Zinsly e Larissa Oliveira
Supervisor de Creative Data: Neto Antunes
Coordenadora de Creative Data: Layla Miranda
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Head Audiovisual: Felipe Cunha
Gerente de Produção Audiovisual: Tatiana Torres
Produção Audiovisual: Evelyn Oliveira e Deborah Ragi
RP: Cláudia Nascimento, Luciana Thomaz e Nayara Oliveira
Produtora: Square Pixel
Direção: Rapha Dias
Prod executiva: Aramis Barros
Direção de fotografia: Baxter
Direção de produção: Marcelo Bombarda
Atendimento e coordenação de pós: Marcelo Vidal
Edição: Hugo Freitas
Motion: Aleff Maurício
Cor: André Tavares
Financeiro: Vitor Hugo
Produtora de Áudio: Sonido
Direção Musical: Lucas Duque
Produção Musical: Jayme Monsanto
Sound Design, Mixagem e Finalização: Renan Marques
Atendimento: Ligia Susini
Coordenação de Produção: Anderson Soares
Locutor: Gabriel Spinosa
Foto
Fotografo: Marcos Lopes
Assistente de fotografia: Marcos Alonso
Produção executiva: Camila Tanzi
KV – Studio Nuts
Sócio e Diretor de criação: Tico Moraes
Sócia e Diretora de produção: Valeria Lima
Diretora de projetos: Janaína Villas-Bôas
Creative Retoucher: Thiago Storino
Creative Retoucher: Rafael Casagrande
Comitê Paralímpico :
Presidente: José Antônio Freire
Vice-presidente: Yohansson do Nascimento
Diretor de Esportes de Alto Rendimento: Jonas Freire
Diretor de Desenvolvimento Esportivo: Ramon Pereira
Diretor Jurídico e Compliance: Paulo Losinskas
Diretor de Operações do Centro de Treinamento Paralímpico: Marcos Garcia
Diretora de Marketing: Loraine Ricino
Assessor Especial de Comunicação: Daniel Brito
Coordenadora de Marketing Institucional: Thaysa Torres
Analista de Marketing: Rebeca Agnes
Analista de Marketing: Fernanda Moreti
Artplan
Sob liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é uma das maiores agências brasileiras com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui mais de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes. Certificada onze vezes pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.
