A live Renova Cotrijal apresentou nessa quarta-feira (17) a nova marca da maior cooperativa agropecuária do Estado. Assinado pela Moove, de Porto Alegre, o rebranding trouxe uma remodelação da marca anterior, com a identificação de uma entidade de 63 anos, mas adaptada ao novo direcionamento de negócios do grupo de associados. A renovação marca uma nova fase da Cotrijal, com investimentos em gestão, comunicação, inovação e diversificação dos negócios.
Em um formato que adequa-se às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem, o conceito da nova marca envolve características do cooperativismo, como: união, semente e grão; pessoas e associados; folha, plantio e integração; gota, água e irrigação; além de novos segmentos da Cotrijal.
Para a diretora de criação, Laura Azevedo, foi um desafio apaixonante e uma grande responsabilidade renovar uma marca de 63 anos de história. “Fizemos uma imersão no segmento e buscamos passar os principais valores da cooperativa, traduzir na marca a união de pessoas com um mesmo propósito, onde cooperar é crescer juntos,” explica a responsável.
Segundo o presidente da agência, José Fuscaldo, poder contribuir com o processo de comunicação e marketing da Cotrijal foi uma grande conquista. “Repensar e redesenhar a marca exigiu estudo, pesquisa e um extremo cuidado com a relação afetiva com a antiga. Grandes marcas mundiais têm passado por processos semelhantes. O advento da internet exigiu isso de todas. Elas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez,” afirma o executivo.
A novidade marca a transição para uma nova etapa da cooperativa, firmada no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os novos planos vão desde o investimento em venture capital, a participação no marketplace SuperCampo e a industrialização de produtos, em parceria com a Languiru. Transportes e logística também estão na pauta. E os investimentos em inovação e tecnologia serão ainda mais intensificados.
Sobre a nova marca, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou a fala inicial do Padre Fábio de Melo, convidado da live, que disse que “renovar é um dos presentes mais lindos que a vida nos dá! Toda vez que o campo se renova, nós evoluímos com ele. Com esse espírito, apresentamos nossa nova marca, identificada com o espírito dos 63 anos da cooperativa, mas adaptada às novas tecnologias e à nossa evolução. É um momento histórico da Cotrijal”, ressaltou o presidente.