Neste ano, a rede de postos ALE lança a quinta edição do Concurso de Fotografia com o objetivo de ir além da revelação do talento fotográfico dos participantes e buscar inspiração para melhorar o mundo que nos cerca. Serão bem-vindas fotografias que apresentem um olhar crítico sobre o mundo e que retratem o presente de forma que as atitudes positivas inspirem o futuro. O tradicional concurso para fotógrafos amadores, que é um dos projetos culturais de maior sucesso da companhia, será realizado de 28 de julho a 17 de setembro, com o tema “Clique o Futuro”. As inscrições podem ser feitas no hotsite do concurso (www.cliqueofuturo.com.br) e o resultado será divulgado a partir do dia 30 de outubro.
Para a quinta edição, novas categorias foram selecionadas para que os participantes inscrevam suas fotografias, todas relacionadas ao mote do concurso: “Mobilidade” (fotos que retratem maneiras inteligentes e criativas de ir do ponto A até o ponto B, sejam em grandes centros ou em pequenos lugares), “Espaços Urbanos” (que vai receber imagens de lugares que têm se renovado para proporcionar uma vida coletiva melhor e que isso inspire o futuro), “Arte e Cultura” (categoria em que as pessoas podem cadastrar fotos relacionadas à mistura de arte, cultura e modernidade), “Solidariedade” (que pretende inspirar atitudes solidárias por meio de fotografias que mostrem o bem sendo feito ao próximo) e “Instagram” (uma das categorias de maior sucesso das edições anteriores, permite que os participantes inscrevam fotos criativas compartilhadas por meio do aplicativo).
Para a gerente de Marketing e Comunicação da ALE, Rejayne Nardy, a renovação do concurso está relacionada ao próprio espírito da companhia, que está sempre em busca de inovar no mercado. “Neste ano, é necessário que o participante não tenha apenas um bom senso fotográfico, mas um olhar crítico para entender as necessidades do mundo a nossa volta. Nossa expectativa é de que esta edição do concurso revele cenas de um mundo que é guiado pela gentileza e alegria das pessoas para que possamos, juntos, construir um futuro melhor”, explica.
A edição do ano passado teve 13.348 participantes e 21,8 mil fotos inscritas: 34% e 45% a mais, respectivamente, do que o registrado em 2012 (10 mil usuários cadastrados e 15 mil fotos). A expectativa para este ano é de receber cerca de 25 mil fotografias e 15 mil participantes, gerando aproximadamente 100 mil visitas e 350 mil visualizações de páginas.
Para se inscrever, o participante deve se conectar ao site do concurso por meio de sua conta no Facebook e registrar alguns dados (CPF, telefone e endereço eletrônico). Cada um pode cadastrar, no máximo, 12 fotos de sua autoria, todas em formato Jpeg e com até 1MB. Na categoria “Instagram”, para validar a participação no concurso, além de estar cadastrado no hotsite, é necessário ter o perfil de Instagram configurado como “público”. Podem participar do concurso fotógrafos amadores com idade a partir de 18 anos. O regulamento completo está disponível no hotsite do concurso.
“Nós sempre optamos pelo cadastro vinculado ao Facebook, pois, por meio da rede social, os participantes podem compartilhar suas imagens com os amigos, além de publicar comentários em qualquer foto e também no seu mural. Esse recurso é uma excelente maneira de disseminar a informação entre as pessoas”, declara Rejayne Nardy.