A Tembici, empresa líder em compartilhamento de bicicletas na América Latina, está trazendo para o Brasil dia 3 de dezembro, com o patrocínio da Petrobras Distribuidora, seu serviço de patinetes elétricos, que será chamado de Patinete Petrobras. A iniciativa, lançada em primeira mão no Rio de Janeiro, será o maior projeto do tipo no Brasil, com 500 modelos sendo colocados até janeiro nas ruas cariocas.
Os patinetes funcionarão inicialmente com sistema de estações, devendo ser retirados e devolvidos em pontos específicos (identificados visualmente pela cidade e localizáveis no aplicativo).
As instalações das estações e a inclusão de patinetes no sistema acontecerá de forma faseada: para o início das operações, dia 03 de dezembro serão 100 patinetes já em operação, que poderão ser retirados e devolvidos em uma das 5 estações. Até o dia 15 do mesmo mês, já serão 150 patinetes em 10 estações. Para o início do ano, 300 patinetes estarão disponíveis em 20 estações. A frota completa, de 500 patinetes em 25 estações, estará operando até o final de janeiro.
Os pontos estão localizados na orla, do Leme ao Leblon, além do entorno da Lagoa. Algumas estações estarão nas ruas e outras serão nos Postos Petrobras.
“Patinetes elétricos são uma tendência em micro mobilidade. Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta Tomás Martins, CEO da Tembici.
“Por meio de seus negócios, a BR busca promover impacto positivo sobre a mobilidade das pessoas. O Patinete Petrobras configura uma alternativa de mobilidade inovadora, um modal complementar sustentável que oferece conveniência no caminho do carioca” complementa Gustavo Ferro, Gerente Executivo de Comunicação, Marcas e Sustentabilidade da Petrobras Distribuidora.
Além de somar diversas características importantes para este tipo de transporte, como a concentração urbana, o clima, topografia e perfil de cariocas e turistas, o Rio de Janeiro é uma cidade já bem conhecida para a Tembici. “Temos aqui nossa maior operação com bicicletas compartilhadas no Brasil, acreditamos que isso mostra como o carioca é adepto de formas de transporte mais eficientes para fazer trajetos curtos. Por isso nossa primeira aposta no país é justamente aqui”, completa Tomás.
O fato de ser elétrico e sua extrema agilidade trazem uma opção para pessoas que querem se locomover de forma mais rápida, sem a necessidade de esforço físico.
Os patinetes da Tembici possuem diversos diferenciais, como o display com velocidade, guidão mais largo e prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários, e os patinetes são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro à disco.
Além de uma nova opção de transporte para a cidade, a Petrobras Distribuidora irá integrar o serviço com o Premmia, o Programa de Fidelidade dos Postos Petrobras. A partir de janeiro o participante Premmia vai poder trocar seus pontos por viagens com o Patinete Petrobras.