Em sua nova comunicação, a Cielo, empresa do segmento de tecnologia, serviços e soluções para o varejo, uniu o talento criativo de nomes da cena publicitária, a releitura da música “Revolution”, composta pela dupla Lennon&McCartney, e a linguagem de videoclipe para apresentar em larga escala ao mercado a Cielo LIO, primeiro e único terminal inteligente do país que vai revolucionar a dinâmica e experiência de compra e venda no varejo brasileiro.
Desenvolvida em parceria com a Wunderman, a campanha conta com um filme principal (‘hero’) para abrir a frente de comunicação, que tem como conceito “Sua revolução começa agora”. A plataforma de comunicação, criada pela companhia para posicionar a Cielo LIO no mercado e apresentar os benefícios que ela oferece aos mais diferentes tipos de negócio, traz ainda outros quatro filmes comparativos, inspirados em cases reais de clientes, peças para digital e um hotsite de produtos, que funcionará como um hub de informações que impulsionarão a compreensão massiva dos clientes e prospects sobre todo o potencial que a Cielo LIO oferece para o desenvolvimento do varejo.
“O segmento de meios de pagamento está acostumado a campanhas que abordem preço, taxas e formas de contratação. Mas como a Cielo LIO não é apenas um meio de pagamento, podendo transformar toda a jornada do negócio, precisávamos trazer uma linguagem diferente, que chamasse a atenção para esse salto em gestão, que ela proporciona para o lojista, seja um empreendedor ou um grande varejista”, explica Duda Bastos, diretora de marketing da Cielo. “Vamos mostrar, na prática, que, ao optar por uma Cielo LIO, o comerciante não precisa mais de computadores, impressora, calculadora, caderninho. Ele consulta o estoque, faz o pedido e fecha a compra onde estiver. Ele também faz a gestão e o acompanhamento das vendas em um só lugar, de forma simples e digital. É uma verdadeira revolução para o varejo brasileiro”, complementa Duda.
Pesquisas, workshops e grupos de discussão com empreendedores de diversos setores fizeram parte do planejamento extenso da campanha e foram fundamentais para que a estratégia de comunicação levasse em conta a vida real. “Não tem nada mais poderoso do que a verdade. Por isso, buscamos nos inspirar em casos reais de clientes, como por exemplo, o modelo de venda em quiosques, que exige do lojista a otimização do espaço de vendas, para retratar o problema do cotidiano e mostramos como a Cielo LIO pode ajudá-lo, da forma mais fidedigna possível”, complementa a diretora de Marketing da Cielo.
“Decidimos mostrar uma comparação do dia a dia desses estabelecimentos com e sem a Cielo LIO. As situações sem ela são retratadas no passado e, as com ela, no presente. Acontece que esse passado não é caricato e longínquo. Pelo contrário: tudo foi ontem, pois centenas de milhares de estabelecimentos no Brasil seguem enfrentando esses problemas todos os dias”, complementa Paulo Sanna, CCO da Wunderman Brasil.
A Cielo buscou também uma equipe de produção e direção que acredita e executa campanhas com a linguagem da vida real, além da experiência com videoclipe, já que a releitura da música Revolution é impactante e embala o mote da campanha: “Cielo LIO: a revolução começa agora”. Rafael Kent, diretor de cena da Corazon Filmes, responsável por clipes de artistas como Tiago Iorc, Sepultura e Anavitória, produziu os filmes hero e os quatro comparativos.
“O Rafael deu muita vida para essa campanha. Ele quis dar alma para cada um dos filmes para que eles pudessem mostrar a realidade ao máximo. Tudo ficou refletido de forma bem-humorada, o restaurante ali da esquina, a lavandeira da nossa rua, mostrando a transformação na vida destes empreendedores”, diz Sanna.
“O foco principal na hora de filmar foi passar a realidade de cada lugar, ser fiel ao personagem e principalmente ao estabelecimento. Trabalhei em loja no começo da carreira e sei o quanto uma solução como essa facilita a vida do comerciante. Queríamos reproduzir essa sensação positiva com clareza, mostrando os atributos do produto de uma maneira leve e real”, destaca Rafael Kent.
A campanha foi produzida em 4 diárias, com duas equipes de produção simultâneas. No total, cerca de 20 atores principais e 80 figurantes estiveram presentes nas filmagens. Para representar os momentos do “passado”, foi utilizada uma câmera Mini-DV, um clássico dos anos 90, que seguiu o surgimento do VHS. A ideia era criar uma textura nos filmes que representasse um passado que ainda está muito presente na cabeça das pessoas.
“Cielo LIO: sua revolução começa agora”, que tem como principal objetivo contribuir para a criação de uma nova categoria e dar visibilidade e escala à proposta de valor da Cielo LIO, representa o segundo movimento da Cielo na mídia nesse ano. “Acreditamos que a Cielo LIO tem em seu DNA o potencial transformador para o varejo e, para a marca, sem dúvida, o lançamento fortalece o nosso atributo inovação, reconhecido pelo mercado”, afirma Duda Bastos.
Para disseminar a proposta de valor da Cielo LIO, Duda Bastos reforça a crença no storytelling da campanha, formando audiências e as impactando em diferentes momentos e canais (online e offline) por meio dos variados conteúdos produzidos para a plataforma de comunicação.“O coração do projeto é mostrar a revolução por meio de histórias, inspiradas pelas vidas reais de nossos clientes, capazes de endossar a proposta de valor da companhia, e que mostrem a revolução que a Cielo LIO pode promover nos negócios. Queremos criar um vínculo com o cliente, por meio da estratégia de contar histórias, ou seja, a soma do branding com a performance”, complementa Duda Bastos.
A ação será veiculada na PayTV, mídia digital e um filme de 60’ statement, a ser veiculado em TV aberta. O hotsite combina ainda o formato de vídeo case e minidocs produzidos com a linguagem contemporânea de quem navega pela web.
Assista aos filmes da campanha:
Ficha Técnica:
Agência: Wunderman
Cliente: Cielo S.A.
Produto: Cielo LIO.
Data de produção: Abril / 2018.
VP de Criação: Paulo Sanna
Direção de Criação: Fernando Tomeu, Joao Paulo Martins (JP) e Daniel Thomazini
Direção de Arte: Danillo Ferrari, Lucas Santos, Romerio Castro, André Petrini, Natalia Pires, Victor Rosato e Julio Campos
Redação: José Novoa, Ricardo Polinésio e Christian Matsumoto.
Motion Design e 3D: Kenji Watanabe, George Gomes e Roge Rodrigues
Gerente de Projetos: Henrique Sitta, Lais Gurgel e Cris Trindade
Produção Gráfica e Art Buyer: Izabel Dias e Felipe Afonso
Mídia: Wanessa Singh, Carolina Bertão Mel Carvalho, Rafael Oliveira, e Amanda Leite.
Atendimento: Cris Duclos, Tati Magliari, Fernanda Ricci, Marcus Avena e Raissa Souza.
Planejamento: Wanessa Singh e Fulvio Silvestrine.
Aprovação do cliente: Duda Bastos, Simone Cesena, Carolina Short, Marcella Guerrero, Thalita Martorelli, Raphael Foster, Ellen dos Anjos, Rogério Miranda, e Catarina Xidieh.
RTVC: Michel Gubeissi, Sabrina Inui e Juliana Pereira.
Produtora: Corazon Filmes
Diretos Executivo: Igor Ferreira
Produtor Executivo: Renato Chabuh
Atendimento produtora: Márcia Branco
Direção: Raphael Kent
Assistente de Direção: Nico Matteis
Direção de Fotografia: Fernando Bertoluci
Direção de Arte: Lauren Ferreira
Coordenadora de Produção: Juliana Sigolo e Tarcila Villa
Diretor de Produção: Fábio Arisaka
Coordenadora de Pós-Produção: Nayla Kols
Montagem: Levi Vatavuk / Tiago Feliciano / Pablo Menna
Pós-produção: Warriors VFX
Finalização: Murillo Moura
Collor: Psycho’ n’ Look
Produtora de Áudio: Boogieman
Produtor de Audio: Dimi Kireeff
Atendimento: Maristela De Vasques e Elisangela Queiroz
Produção e Finalização : Dimi Kireeff
Locutor: Dimi Kireeff