Se a água acabasse neste momento, como seria a vida de cada um de nós? Pensando na finitude de um dos recursos naturais mais vitais à existência humana, o Instituto Akatu lançou a campanha #águapedeágua no dia 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente. Assinada pela Taterka, a estratégia inclui, dentre muitas ações, a montagem de divertidas e curiosas instalações em vários pontos da cidade de São Paulo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente da água.
Com o slogan “Sem água somos todos miseráveis”, cada instalação mostra como personagem um produto que só existe para trazer água às pessoas. Uma mangueira “pede”: “Estou sem trabalho. Por favor, ajude”. Um bebedouro “clama” por um copo de água. Há, ainda, um filtro de água que “diz”: “Estou aposentado. Por favor, me ajude”. Com as instalações, a campanha pretende provocar as pessoas a procurarem e sugerirem soluções para o uso consciente da água no site aguapedeagua.org.br.
“Como um bebedouro, um filtro de água ou uma mangueira poderiam ser utilizados caso faltasse água? Todos eles necessitam dela para ‘sobreviver’, assim como nós. Nosso objetivo é mobilizar as pessoas e lembrá-las de que a água é uma riqueza que precisa ser preservada por todos nós”, diz Eduardo Simon, Sócio e VP de Operações da Taterka. As intervenções estão expostas nas Praças da Sé, Patriarca e República, Campus da FAAP, no Conjunto Nacional (avenida Paulista), entre outros espaços.
“As pessoas talvez não tenham se dado conta do que significa viver sem água. A situação crítica de abastecimento de água em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima – nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer? A campanha #águapedeágua tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente, do Instituto Akatu.
A produção fotográfica da campanha é assinada pelo fotógrafo Mauricio Nahas, e o material será utilizado na produção de dois filmes, um na versão de 30’ e outro de 15’. A trilha será feita pela Banda Sonora. Os vídeos reforçam a estratégia de impactar as pessoas de maneira inusitada e de promover uma reflexão sobre como é possível mudar a rotina para consumir água de forma consciente.
A campanha também engloba mídia online e offline, como TV, rádio, revista, mobiliário urbano, redes sociais e sites. A divulgação utiliza em todos os seus materiais a hashtag #águapedeágua e o site aguapedeagua.org.br, que reúne conteúdos de mobilização (dicas práticas, vídeos e interface colaborativa) sobre o consumo consciente de água.
Ficha Técnica:
Título: “Sem água, somos todos miseráveis”.
Duração: Período da Campanha – 15/Out a 15/Nov (1 x 30” e 1 x 15”, mídia impressa)
Produto: Institucional
Cliente: Instituto Akatu
Agência: Taterka Comunicações SA
COO: Eduardo Simon
Direção de Criação: Marcelo Lucato
Diretor de Arte: Will Silva
Redator: Maneco Pires
Direção de Criação On Line: Daniel Motta
Diretor de Arte On Line: Redson Silva
Redator On Line: Janna Palma
Social Media: Mario La Torre
Diretor de atendimento: Carlos Sabino
Atendimento: Fabiola Liberato, Debora Rapoport, Stephanie Fernandes, Vanessa Barillari
Diretor Geral de Mídia: Paulo Santana
Mídia: Clara Corrales, Fernanda Fonseca, Arthur Silva
Planejamento: Marcelo Suárez , Alejandro Oszust
RTV: Marina Fridman,Thais Castrioto, Ana Gazal
Direção de Produção: Silvia Ferreira
Produção: Rogério Gonçalves, Rafael Gomes, Renata Benedicto, Cristiane Pacheco
Produtora: Notorious Film e TVC – Televisão e Cinema
Diretor Geral: Mauricio Nahas
Direção de Fotografia: Mauricio Nahas
Diretor Executivo: Fernando Machado e Madio Chiarella Filho
Atendimento: Rafael Yoshihara, Madio Chiarella Filho e Giulia Ruberti
Montagem: Wilson Fernandes
Finalizador: Ricardo Nimtz e Thiago Ferreira
Pós-produção/Finalização: Equipe TVC
Produtora de som: Banda Sonora
Produtor de som: Eduardo Santos
Atendimento: Rosária de Santana
Diretor Musical: Ruriá Duprat
Fotografo: Mauricio Nahas
Apoiadores: TVC, LRC Publicidade, Hype, MPV7, Art Fix, Universo Imagens
Aprovado por: Hélio Mattar, Gabriela Yamaguchi, Tatiana Mendizabal