Com o intuito de estimular as artes visuais, o Ministério da Cultura com patrocínio da Colgate, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apresenta a segunda edição do “Sorriso para Todos”, projeto que traz para as cidades brasileiras instalações de sorrisos gigantes customizados por diversos artistas da cena local de street art e grafite para marcar o dia 28 de abril, dia Mundial do Sorriso.
Neste ano, haverá a expansão das exposições para novas capitais brasileiras: Belo Horizonte, Curitiba e Salvador além de São Paulo. Além disso, em 2016 o projeto ganha um novo formato de arte além das instalações dos sorrisos: As obras dos sorrisos serão acompanhadas por projeções visuais concebida pelo artista visual Ivan Shupikov que retrará o sorriso em suas mais diversas formas e será exibida em alguns prédios próximo aos sorrisos expostos bem como dentro de estações do metrô de São Paulo.
O projeto “Sorriso Para Todos” nasceu da vontade de levar cores para lugares tomados pelo concreto, despertando o interesse pela arte e ao mesmo tempo estimulando um momento de alegria nas pessoas que passam pelas obras e as projeções espalhadas pelas cidades. O público pode ainda interagir e incentivar a iniciativa nas redes sociais por meio da hastag #SorrisoColgate
“Realizar pela segunda vez o projeto Sorriso para Todos é motivo de orgulho e satisfação para todos da Colgate. Acreditamos que a arte e o sorriso podem transformar positivamente a vida das pessoas. Todos os dias, cuidamos de bilhões de sorrisos ao redor do mundo, mas com projetos como esse conseguimos de fato espalhar motivos para sorrir”, afirma Damian Pirichinsky, Diretor de Marketing Oral Care.
Serão 18 bocas no total distribuídas pelas cidades. As bocas serão customizadas pelas mãos de três artistas de street art sob a curadoria de Renata Junqueira.
O projeto é divido em duas fases: a customização das bocas que foi feita pelos artistas em comunidades locais a fim de promover a arte junto à população e no dia Mundial do Sorriso (28 de abril), as obras serão espalhadas em diversos pontos das capitais brasileiras.
28/04 a 27/05 – Exposição das bocas + projeções
Belo Horizonte
- Praça da Raul Soares – Centro – 1 escultura de boca + 1 Projeção
- Praça da Savassi (Praça Diogo Vasconcelos) – 2 esculturas de boca
Curitiba
- Rua Mariano Torres – Centro (próxima a esquina 7 de setembro) -> 1 escultura de boca + 1 Projeção
- Praça Espanha – 2 esculturas de boca
Salvador
- Avenida 7 de Setembro – Farol da Barra -> 3 esculturas de boca + 1 Projeção
São Paulo
- As 9 esculturas de boca e a projeção estarão espalhadas em estações de Metrô de São Paulo:
– Estação Sé – 2 esculturas de boca + 1 projeção;
– Estação República – 2 esculturas de boca + 1 projeção;
– Estação Paraíso – 2 esculturas de boca + 1 painel;
– Estação Vila Madalena – 1 escultura de boca;
– Estação Trianon – 1 escultura de boca;
Aberto ao Público em Geral. Entrada gratuita.
Classificação Indicativa: Livre para todos os Públicos.
Menores acompanhados de pais ou responsáveis legas.