Nesta semana, a Casas Bahia lançou mais uma etapa da sua renovação de marca, que começou a ser redesenhada em 2020. A campanha “Tudo que a vida pede. Pede Casas Bahia” traduz a virada de chave da marca. A nova Casas Bahia oferece uma prateleira infinita de itens pra resolver a vida do brasileiro, com mais de 34 milhões de produtos em seu portfólio, mais de 108 mil vendedores parceiros, entrega rápida em 2400 cidades e muitas facilidades para o consumidor, incluindo acesso ao crédito e facilidades para pagar.
A estreia da campanha foi no último domingo (23). “A campanha celebra esse novo momento da marca. A Casas Bahia é muito mais que uma loja física e online. Somos um ecossistema de varejo, queremos resolver a vida do brasileiro, por isso oferecemos uma infinidade de produtos e o consumidor precisa saber que é possível encontrar de tudo para o dia a dia de maneira fácil, ali na palma da mão. Vamos além de móveis e eletrodomésticos. Oferecemos de alfinete a foguete. E condições de pagamento únicas”, diz Ilca Sierra, Chief Experience Marketing Officer (CXMO) da Via, detentora da marca Casas Bahia.
O reposicionamento de uma das maiores varejistas do país começou em 2020, com atualização do logo e do seu mascote, quando o Bahianinho cresceu e se tornou o jovem CB – divertido, hiper conectado e um ativista em causas ambientais, sociais e de sustentabilidade. O CB atua como porta-voz da marca, prestando assistência aos clientes e traduzindo a linguagem digital para quem precisa.
A campanha também está atrelada a ação de cashback com o banQi, a conta digital da marca. Até o dia 28 de fevereiro, os clientes que comprarem produtos das categorias participantes e pagarem com o banQi garantem 50% de cashback, por transação. Vale para produtos alimentícios, de beleza, calçados, moda, decoração e muito mais.
Hoje o site, o app e as lojas (por meio da ferramenta “Me Chama no Zap”) da Casas Bahia contam com mais de 34 milhões de produtos disponíveis. O marketplace tem sido a grande aposta da Casas Bahia nos últimos anos. Entre janeiro e setembro de 2021, o número de vendedores parceiros – lojistas que vendem no marketplace da Casas Bahia – cresceu mais de 10 vezes, chegando a 108 mil.
Novo projeto de conteúdo
“Uma Nova Casas Bahia pede um novo conceito e foi exatamente isso o que fizemos. Com ‘Tudo que a vida pede. Pede Casas Bahia’ reforçamos o posicionamento da marca como uma plataforma que soluciona os problemas das brasileiras e dos brasileiros, para muito além da venda de produtos. Esse guarda-chuva irá acompanhar a marca durante todo o ano, se desdobrando em uma série de ações e campanhas que ressaltam a importância da Casas Bahia no contexto da nova economia”, comenta Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R, responsável pela criação da campanha.
Foco no digital, sem abrir mão do físico
Nos últimos dois anos, a Via passou por um grande processo de inovação, que envolveu desde o investimento em startups, a aquisição de empresas de logística para ampliar seu poder de entrega e, mais recentemente, a abertura de uma loja laboratório na Marginal Tietê, em São Paulo, com 18 mil m² e mais de 50 experiências para os clientes.
As vendas digitais hoje superam as vendas das lojas físicas e, no penúltimo trimestre de 2021, foram responsáveis por 60% do GMV da companhia. Apesar do investimento para crescer em vendas digitais, a companhia continua focada em ampliar sua rede de lojas físicas. “Em um país imenso como o Brasil, com diferentes perfis de consumidores, a loja física está totalmente integrada ao e-commerce. Hoje, as unidades, além de serem pontos de contato para que o consumidor conheça os produtos, funcionam como mini hubs logísticos, facilitando a entrega de produtos adquiridos pelo site e pelo app”, exemplifica Ilca.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Casas Bahia
Campanha: Tudo que a vida pede, pede Casas Bahia
Agência: VMLY&R
VP de Criação: Rafael Pitanguy
Direção Geral de Criação: Cristian Santoro
Direção de Criação: Tiago Barreto, LP Andrade, Jeferson Rocha e Roberto Rogoski
Redator: Renata Raggi, Marcelo Brito, Rafael Borna e Bruno Anibal
Diretor de Arte: Charles Alvarenga, Thiago Lopes, Thalita Silveira, João Santos, Silas Nogueira e Caio Zucchi
Atendimento/Projetos: Sandra Borges, Estela Passador, Fausto Parise, Vanessa Silva e Juliana Longobardi
Mídia: Luiza Camara Valente, Ricardo Victor e Otávio Domeni
Planejamento Estratégico e Conteúdo: Sumara Osório, Marcelo Bazán, Alysson Simplício, Amanda Ceragioli, Giulia Arruda. Simone Bispo e Demétrio Moreira.
Produção (RTV): Nicole Godoy, Anderson Rocha, Reinaldo Brasil, Glauco Gomes
Produtora de imagem: Corazon Filmes
Diretor de cena: Rica Sampaio
Diretor de Fotografia: Junior Malta
Diretor de Arte: Akaue Barko
Assistente de Direção I: Bruno Galvão
Assistente de Direção II: Manu Fenerich
Direção Executiva: Igor Ferreira e Renato Chabuh
Atendimento: Jess Thomaz, Elis Dias e Carol Azambuja
Coordenadora de Produção: Ju Sigolo
Assistente de Coordenação: Bruna Fernandes / Daniela Mazer / Bruno Flores
Diretor de Produção: Daniel Sigolo
Coordenador de Pós Produção: Nayla Kols
Assistente Pós Produção: Miguel Lima
Montador: Breithner Monteiro e André Muñoz -The End Edit e Post
Equipe Finalização Montagem e Color: Bruna De la Fuente, Martin Riso, Helena Jardim – The End Edit e Post Color: Cassi Umetsu – The End Edit e Post
Finalizador: Lucas Marini
Finalização: Space Gorillas
Equipe de Pós Produção: Lucas Marini, Johann Mallet , André Serra , Cadu Luca, Santiago Acosta Cis – Space Gorillas
Produtora de som: LOUD+
Produtor de som: Gustavo Garbato e Bernardo Massot
Atendimento: Karin Borba
Coordenação: Douglas Freitas, Tathy Vidal
Aprovação Cliente: Ilca Sierra, Flavia Laginha e Viviane Bittar