segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesCarrefour e Gastromotiva criam laboratório de receitas antidesperdício

Carrefour e Gastromotiva criam laboratório de receitas antidesperdício

O Grupo Carrefour Brasil, por meio da sua fundação internacional, lançou nesta segunda-feira (09), um novo projeto com a Gastromotiva, organização social que utiliza a Gastronomia Social, para promover a inclusão e a sustentabilidade por meio da educação e profissionalização. Com investimento de cerca de 320 mil euros, a iniciativa prevê a criação do primeiro Laboratório de Inovação da Gastromotiva, espaço dedicado ao estudo e ao desenvolvimento de receitas a partir do aproveitamento total dos alimentos.

Além do apoio financeiro, a companhia irá oferecer curadoria no desenvolvimento de uma linha de produtos que será comercializada pela instituição. O aporte da Fundação Carrefour contempla ainda a renovação do apoio a outros dois projetos iniciados em 2015, com foco na educação e formação de jovens e adultos e na difusão da Gastronomia Social.

Localizado no Rio de Janeiro, o Laboratório de Inovação está sediado no restaurante escola Refettorio Gastromotiva. Neste espaço, serão criadas receitas por dezenas de alunos em formação a partir do aproveitamento total de cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras, como, por exemplo, para produção de molhos, conservas e bolos. Até o final deste ano, as receitas desenvolvidas pelo Laboratório de Inovação passarão por um processo de seleção e, cinco delas, irão integrar a nova linha exclusiva de produtos alimentares com a marca Gastromotiva. O processo de produção de cada item irá considerar o aproveitamento total dos ingredientes, além de priorizar o seu valor nutricional e diferenciais como baixos teores de açúcar, sódio e gordura.

Além da curadoria no processo de produção dos itens, o Grupo Carrefour Brasil contribuirá com suporte técnico para o desenvolvimento de um plano de negócios e gestão da nova linha de produtos. Por meio deste projeto, a Gastromotiva terá uma nova fonte de renda a partir da comercialização desses itens. O apoio ao Laboratório de Inovação resultará ainda na produção de vídeos por meio dos quais a organização irá compartilhar com diversos públicos seu conhecimento sobre o combate ao desperdício de alimentos, formação empreendedora e Gastronomia Social.

A renovação do apoio e o desenvolvimento do novo projeto com a Gastromotiva está alinhado ao plano de transformação do Grupo Carrefour, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro. Dentre os principais objetivos da nova estratégia global está liderar a chamada “transição alimentar”, por meio da qual a companhia quer permitir que seus clientes consumam melhor, alimentos de maior qualidade, segurança e com responsabilidade socioambiental.

“Qualidade alimentar e acessibilidade são as principais preocupações da Fundação Carrefour que apoia projetos, como a Gastromotiva, para fazer da transição alimentar uma realidade para todos. Portanto, a Fundação desempenha um papel estratégico para assegurar que os mais vulneráveis tenham acesso a uma dieta mais saudável, balanceada e variada”, destaca Sophie Fourchy, diretora da Fundação Carrefour.

A organização também apoia dois outros restaurantes solidários situados em Paris, na França, e na cidade italiana de Nápoles, que também combatem o desperdício de alimentos por meio da inclusão social, criando restaurantes de apoio e convívio agradável para alimentar os mais vulneráveis.

Neste ano, a companhia renova ainda o apoio a outros dois projetos sociais da Gastromotiva iniciados em 2015. Por meio da sua fundação internacional, a companhia continuará contribuindo com a formação de jovens e adultos no universo da gastronomia – iniciativa que capacitou cerca de 270 pessoas nos últimos três anos. Além disso, o Grupo Carrefour também seguirá apoiando os jantares no Refettorio Gastromotiva que, desde 2016, oferece refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. Neste deste ano, a expectativa é de que 18.000 pessoas sejam beneficiadas pelo projeto, totalizando 54.000 refeições gratuitas, além de evitar que 41 toneladas de alimentos sejam desperdiçadas.

“Essa é uma grande oportunidade para a Gastromotiva ampliar e qualificar ainda mais o impacto por meio da Gastronomia Social, além de trazer receitas mais conscientes e saudáveis, oferecer educação e qualificação profissional a jovens em exclusão socioeconômica para que possam se tornar cozinheiros, empreendedores e multiplicadores deste conhecimento em suas próprias comunidades. Ficamos muito gratos e felizes por co-criar com a Fundação Carrefour a transição alimentar que o mundo precisa”, ressalta David Hertz, chef, empreendedor social e fundador da Gastromotiva.

Artigos relacionados

Novidades