A Rider, marca de calçados da Grendene reconhecida pelos seus chinelos, slides e papetes, comemora seus 36 anos com uma nova campanha para comunicar o seu “corre pela sustentabilidade”.
Com o objetivo de incentivar a criatividade coletiva em prol de um pensamento mais sustentável, a campanha marca o lançamento da coleção Rider R4, com 4 novos modelos que, além de conforto e design moderno, se destacam pelo menor impacto ambiental em seus componentes e fabricação, reforçando a preocupação da marca com questões de sustentabilidade.
O conceito criativo reforça o propósito da marca de “Recriar futuros, juntos”, e ativa seus três pilares: design, moda e cultura através dos drives de inovação, sustentabilidade e colaboração. Entendendo que as manifestações criativas despertam interesse do seu público, a Rider encontrou aí uma oportunidade de se conectar com o tema sustentabilidade ativando uma rede de criativos fazedores do futuro.
A campanha se desdobra em uma série de iniciativas no ambiente digital, para que a marca se comunique direto com o público-alvo da linha de calçados: um jovem criativo, antenado com as tendências da moda sem deixar de lado seu engajamento com causas ambientais. Um dos conteúdos principais é a série Original Rider Spaces Copan, que desdobra todo o conceito da linha em mini docs com a participação dos artistas KL Jay, Caio Braz e Rafael Sanches. O Projeto série Original Rider Spaces Copan irá disseminar as histórias dos fazedores do futuro da comunidade do Copan, que é onde acontecerá o evento de lançamento e também em breve será inaugurada uma loja oficial da marca.
“A geração Z está cada vez mais conectada com questões ambientais e manifesta a sua arte de forma criativa, chamando a atenção para o futuro do planeta. Esta é a nossa oportunidade de dialogar diretamente com estes fazedores do futuro, transformando o espaço Rider em um hub de criativos transformadores”, explica Alexandre Reis Ferreira, gerente de Marca e Comunicação da Rider.
O Programa Rider R4, lançado em 2020, iniciou um novo conceito para a marca, pautada nos 4Rs — Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recriar o futuro. Com o programa, iniciou-se a intenção da marca de manter o assunto sustentabilidade ao longo do tempo, alicerçado por quatro pilares: Econômico – para viabilizar o acesso a produtos sustentáveis; Ambiental – em busca da evolução constante nas operações ecoeficientes e produtos de menor impacto ambiental; Social – com a valorização e respeito às pessoas; e Cultural – para incentivar a diversidade cultural através da colaboração e criatividade. A partir daí, a Rider passou a explorar as características ecoeficientes da produção: redução do consumo de água para a produção de calçados; o reuso dos efluentes gerados e tratados; os esforços para a redução da geração de resíduos nas operações; e o alcance de maior eficiência energética.
Assista:
Episódio KL Jay
Episódio Caio Braz
Episódio Sanches