Em tempos de cuidados redobrados com a saúde, mais do que nunca se faz necessário reforçar o valor da vacinação, que atua de forma preventiva e pode ajudar a evitar doenças graves.
O Papiloma Vírus Humano (HPV), por exemplo, é um vírus que apresenta mais de 150 tipos de HPVs e pode atingir tanto homens quanto mulheres, podendo inclusive levar ao surgimento de cânceres e outras patologias. Felizmente, hoje já existem vacinas que ajudam na prevenção do HPV, embora a adesão a este método preventivo ainda seja baixa.
Com o objetivo de mudar o cenário e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, a MSD Brasil lança nesta semana a campanha “HPV pode acontecer”, que reúne informações médicas e propõe conversas sobre o tema.
Criada pela Ogilvy Brasil, a ação reúne em um hotsite (podeacontecer.com.br) uma série de conteúdos informativos desenvolvidos em parceria com médicos da MSD. O material possui linguagem acessível, que visa tirar as principais dúvidas com relação ao vírus, desde formas de contágio, incidência na população, entre outros.
O foco principal da ação, no entanto, é educar as pessoas e alertar para a importância de prevenir esse vírus e suas consequências por meio do uso de preservativo, consultas médicas regulares e vacinação – para se ter uma ideia, o risco de contrair o HPV ao longo da vida é alto e estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato o vírus ao longo da vida, segundo estudos.
Além do conteúdo informativo, o site podeacontecer.com.br veiculará um filme de 30 segundos, que será divulgado também no YouTube, mostrando que o HPV pode acontecer, tanto em homens quanto em mulheres. O material reforça que a vacinação, combinada com outras formas de prevenção, pode evitar o contágio e, consequentemente, ajudar a evitar alguns tipos de câncer provocados pelo papiloma vírus humano.
Para ampliar a conversa, um time de influenciadores digitais, de perfis variados, foi convocado para integrar a campanha e ajudar a levar informação para diversos públicos, por meio de conteúdos informativos e da #HPVpodeAcontecer. Já estão confirmados nesta primeira fase os influencers Thaynara OG, Carol Soares, Helmother, Affonso Solano, Guilherme Briggs e Gabriel Pimenta.
“Durante o desenvolvimento para a campanha levantamos diversos insights, mas o principal deles é que falta conhecimento das pessoas em relação ao HPV. A maioria da população pensa que esse é um tipo de coisa distante, quando na verdade existem diversos sorotipos do vírus e tanto homens quanto mulheres, de diversas idades, podem contrai-lo. Este foi o ponto de partida para a nossa criação, que traz questionamentos e faz com que as pessoas se vejam nas peças, tomando consciência de que só a vacina pode imunizá-las”, comenta Ricardo Sciammarella, Creative Director da Ogilvy Brasil.
A campanha “HPV pode acontecer” conta ainda com materiais direcionados a médicos, como informativos e newsletters, e peças para serem utilizadas em áreas comuns de clínicas e consultórios, levando a informação direto aos pacientes.