Para alertar a população sobre o perigo do uso do celular ao volante, além de outras condutas como não obedecer os limites de velocidade e misturar bebida com direção, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil divulgou uma campanha de prevenção com o mote “Gente boa também mata”. As peças trazem frases como “Quem resgata animais na rua pode matar”, “Quem faz a alegria das crianças pode matar” e “O melhor aluno da sala pode matar” para destacar que todos podem cometer a impudência e que não basta ser uma boa pessoa, ser solidário e contribuir para comunidade se não respeitar as leis de trânsito.
A campanha, criada pela nova/sb, gerou reações nas redes sociais. Alguns usuários criticaram a abordagem da ação e outros aprovaram a iniciativa e fizeram elogios.
A campanha, feita para o Governo Federal e o programa Rodovida, traz filmes para TV, banners, outdoor, OOH, DOOH, rádio e anúncio. Em um dos filmes, mostra pessoas jovens praticando boas ações nas ruas e afirma que “quem planta árvores pela cidade, quem faz trabalhos voluntários, quem espalha amor pelas ruas, também pode matar.” Ao final, faz o alerta: “Responder uma mensagem ao volante pode pôr tudo a perder. Gente boa também mata. Se for dirigir, esqueça o celular”.
Confira: