Para marcar o Dia Mundial da Senha Segura, celebrado em 5 de maio, o Santander lança a campanha Senhas Óbvias – Sua senha é tão óbvia quanto essa? como forma de conscientizar os clientes sobre a importância de adotar práticas mais seguras no dia a dia digital, aumentando a proteção online e evitando acessos indevidos às contas.
A ação estreará a partir de hoje (12) e terá veiculação nas redes sociais do banco (Instagram e TikTok), nas telas dos ATMs Santander (terminais de autoatendimento), nas TVs das agências, mídia exterior em pontos de ônibus na cidade de São Paulo e nas peças de comunicação que serão enviadas eletronicamente para a base de clientes.
A iniciativa contará, ainda, com uma ação especial para o público da cidade de São Paulo. A campanha, que também será replicada em outros países onde o Santander está presente, vai mostrar como é simples adivinhar senhas fáceis. Para isso, será ocultada a palavra ‘óbvia’ de uma frase ou jargão popularmente conhecido no Brasil. A proposta é reforçar que, mesmo tirando a palavra principal da frase, continua sendo algo óbvio e fácil de adivinhar, assim como as senhas usadas pela maioria da população.
Na ação, serão aplicadas frases como “Quem avisa, ***** é” (Quem avisa, amigo é), “A ***** é inimiga da perfeição” (A pressa é inimiga da perfeição), “Brasil, mostra tua ****” (Brasil, mostra tua cara), “Fica, vai ter ****” (Fica, vai ter bolo).
“As senhas são uma camada essencial de proteção das informações pessoais e financeiras dos usuários e funcionam como a primeira linha de defesa contra acessos indevidos a qualquer tipo de conta online, seja bancária, de redes sociais ou de aplicativos. A criação de senhas que sejam uma combinação aleatória de caracteres é essencial para garantir a proteção dos dados. Além disso, importante citar que a configuração do segundo fator de autenticação em todas as contas adiciona uma camada extra de segurança para a senha, elevando ainda mais o nível de proteção”, destaca Leandro Granja, CISO do Santander.
Para proporcionar mais segurança, o Santander possui mecanismos eficazes que protegem não somente os dados dos clientes, mas também suas transações, seguindo as melhores práticas do mercado e adotando as mais avançadas tecnologias. Como medida de prevenção a fraudes e golpes, o Santander possui camadas de proteção como o ID Santander, solução de autenticação em duas etapas robusta, alerta de login no app durante uma ligação e o Reconhecimento Facial, tecnologia que utiliza inteligência artificial e algoritmos para confirmar a identidade do cliente, além de outras camadas como senhas e validações comportamentais. O objetivo é garantir a segurança e a autenticidade das operações realizadas pelos clientes. Em casos de suspeita de fraude ou golpe, o Banco recomenda que os correntistas entrem imediatamente em contato com a Central de Atendimento, SAC ou Ouvidoria, ou diretamente pelo chat do app para clientes Select.
Quatro dicas do Santander para criar uma senha segura:
1) Ser longa e sem informações óbvias: utilize pelo menos 12 caracteres na senha, mesclando números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos, quando possível. Exemplo de senha óbvia e insegura: 123456 ou a sua data de aniversário ou nome do cachorro. Exemplo de senha forte: Ama5arronadaDaM1nham@e3562
2) Ser única: tenha uma senha diferente para cada conta. Em caso de vazamento de dados de uma senha ou a descoberta dela por uma pessoa mal-intencionada, não haverá o comprometimento de todas as outras contas. Sugestão: utilize um gerenciador de senhas confiável para armazenar todas as senhas de forma segura.
3) Ser secreta: as senhas nunca devem ser compartilhadas com ninguém.
4) Estar segura: confira regularmente se as senhas estão em algum vazamento de dados. Verifique se o sistema operacional do aparelho celular possui a função de “detectar senhas comprometidas” ou “checkup de senhas”. Por meio dessas funcionalidades, é possível conferir se houve um vazamento de dados e trocar as senhas expostas.