A infância está ameaçada. Esta é a conclusão da nova campanha de OMO, da Unilever, que revela que a maioria das crianças passam menos tempo ao ar livre que presidiários de uma prisão de segurança máxima. Um Estudo Global indica que uma em cada duas crianças passam menos de uma hora por dia brincando ao ar livre e que uma em cada dez nunca brinca ao ar livre.
Para ajudar a resolver esta situação, OMO lançou “Libertem as crianças” um documentário filmado em uma prisão de segurança máxima – a Wabash Correctional Facility, em Indiana, nos EUA, criado pela MullenLowe Londres e dirigido pelo cineasta Toby Dye, da RSA Films.
No filme, os presidiários expressam a importância do seu tempo ao ar livre para em seguida serem surpreendidos com a informação de que eles têm mais tempo fora do que as crianças. A reação é altamente emocional.
O brasileiro Alexandre “Alex” Okada, Diretor Criativo Global para OMO na MullenLowe Londres explica: “Sabíamos por diferentes estatísticas que as crianças estavam brincando cada vez menos ao ar livre. Mas essa informação por si só, não é o suficiente. Se eu disser que as crianças em média brincam menos de uma hora por dia ao ar livre, uma mãe pode saber se isso é ruim ou não. Mas se eu coloco esta uma hora lado a lado com presidiários de uma prisão de segurança máxima e informo que mesmo eles têm mais tempo ao ar livre, já não há qualquer dúvida. A campanha ’Se sujar faz bem‘ de OMO já tem mais de dez anos, e mesmo assim continua mais relevante do que nunca”.
“Tudo no filme é real. Ele foi feito com uma pequena equipe de cinco pessoas, em condições documentais. Manter-se fiel à abordagem documental era essencial e estávamos abertos a situações não planejadas no roteiro. Estamos muito orgulhosos com o resultado que funciona em muitos níveis, sendo emocionalmente poderoso sem preconceitos”, acrescenta Toby Dye, diretor da RSA Films.
Confira o filme da campanha
60 segundos
Ficha Técnica
Cliente: Unilever
Produto: OMO
Nome da campanha: “Libertem as Crianças” (“Free the Kids”)
Agência: MullenLowe Londres
CCO: Dave Henderson
Diretor Executivo de Criação: Richard Denney
Diretor Global de Criação: Alex Okada
Criação: Alex Okada, Bruno Ribeiro, Luiz Filipin, Juan Chrismann e Jack Patrick
Planejamento: Ayesha Walalwalkar e Emma Batho
Atendimento: Mark Preston, Rachel Vernon e Phoebe Robertson
Produtor Executivo / agência: Mays Al-Ali.
Filme: “Libertem as Crianças” (“Free the Kids”)
Produtora: RSA
Diretor: Toby Dye
Produtor: Ben Porter
Produtor/Pesquisa: Denise Castelli
Edição: c/o RSA
Editor:Julian Equiguren
Telecine: Moving Picture Company
Cor: James Tillett
Pós-produção/VFX: Big Buoy
Diretor de pós-produção: Barny Wright
Produtora de som: Grand Central Recording Studios
Maestro: Ben Leeves
Produção Musical: Toby Slade Baker at Studio32
Compositor Musical: Rupert Pope