A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo e apenas 50% dos infectados são diagnosticados, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o teste e tratamento estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para informar a população sobre a gravidade da doença e o acesso ao tratamento, o Ministério da Saúde lança uma campanha publicitária nesta sexta-feira, 24, desenvolvida pela Nova/SB. A estratégia é alertar a população para a importância do diagnóstico precoce da doença e reforçar a mensagem de que o SUS está preparado para o acolhimento, teste e tratamento das pessoas com tuberculose.
“Quem tem tuberculose nunca tá sozinho. O SUS tá junto com você nessa luta. Tamo junto com você nessa luta”. É uma das mensagens nas peças da campanha para reforçar o papel do SUS no combate à doença. O director de criação, Paulo Lima, explica que “o conceito da campanha se baseou principalmente na necessidade de informar e conscientizar as pessoas que a doença é grave, mas tem tratamento”. O desconhecimento da população está entre os principais desafios no combate à tuberculose.
O comercial mostra cenas de pessoas na rotina diária de trabalho e estudos e na sequência aparece a imagem de um paciente tossindo e sendo atendido por profissionais numa UBS e cuidado por familiares. A mensagem em off esclarece: “Tosse por 3 semanas ou mais pode ser tuberculose. Procure uma Unidade Básica de Saúde e faça o teste gratuitamente. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito corretamente e até o final”. E ao final aparece o lettering “Quem tem tuberculose nunca tá sozinho. O SUS tá junto com você nessa luta. Tamo junto com você nessa luta”.
A campanha vai até o dia 12 de abril, nas praças de Manaus, Belém, Rio Branco, Recife e Rio de Janeiro na TV aberta e segmentada, rádio, internet e Midia Exterior. A estratégia de regionalização da mídia considerou os estados que concentram maior número de infectados. Além da população, a campanha tem ainda o objetivo de impactar também os profissionais de saúde que nem sempre estão informados sobre a doença, sintomas, formas de transmissão, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Segundo dados da OMS, um quarto da população mundial está infectada pela bactéria causadora da tuberculose e o Brasil é considerado prioritário, por ser um dos 30 países com maior carga de tuberculose e de coinfecção TB-HIV. Apesar de persistir como um problema grave de saúde pública, muitas pessoas têm dúvidas sobre a tuberculose, que tem cura quando tratada corretamente. O tratamento é longo e deve ser iniciado assim que surgirem os sintomas.
Confira o vídeo:
FICHA TÉCNICA
Agência: NOVA SB
Cliente: MINISTÉRIO DA SAÚDE
Campanha: TUBERCULOSE 2023
VP de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Criação: PAULO LIMA
Direção de Arte: ADOLFO PALHARES
Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA
Atendimento Agência: ANDRESSA RIBAS E FRANCISCO BRASIL
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: FERNANDA TONELLI e ERICA CASTRO
Planejamento: RENATA PRADO E LUCAS GARBULHA
Produção Gráfica: TICIANA ROCHA, RENATA FÉLIX E JADSON DOUGLAS
Produção Digital: JONATHAS GOMES E JADSON DOUGLAS
RTV: CAROLINA MARTINS E RAFAEL SOUSA
Produtora de Vídeo: ÇA VA ARTES E PRODUÇÕES LTDA.
Diretora de Cena: CARLA NOBRE
Diretor de Fotografia: TIAGO CAUDURO
Produtora de Áudio: SONIDO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Aprovação Cliente: MARIA ELISA ANDRIES DOS REIS, YOLE MENDONÇA, CLÁUDIO EVARISTO, JULIANA VIEIRA, NATHÁLIA GARDINI E RAFAEL ATUCHI