Campanha da NSK contra falsificação de rolamentos está entre as melhores de 2021

A primeira fase do Prêmio Autodata conta com a campanha da NSK contra falsificação de rolamentos como uma das melhores de 2021. O reconhecimento na categoria marketing, comunicação e propaganda foi feito por jornalistas e anunciado recentemente.

Agora, a ação “Rolamento falso não é brincadeira” seguirá para uma nova votação, desta vez com participação do público. De julho a outubro, a escolha dos melhores cases será aberta para leitores da Agência AutoData, Revista AutoData e participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2022.

Lançada em março deste ano, a campanha foi desenvolvida com o objetivo de informar sobre os prejuízos de rolamentos falsificados e mostrar que a solução para não correr riscos é comprar diretamente de distribuidores autorizados da NSK. Peças publicitárias foram veiculadas nos canais oficiais da empresa (site, Facebook, LinkedIn e YouTube) e por e-mail marketing.

A agência Kzulo Propaganda, responsável pela criação, desenvolveu abordagens para diferentes segmentos, trazendo peças específicas voltadas para os setores automotivo, agrícola, eólico e industrial. A arte voltada para o mercado automotivo, por exemplo, traz o desenho de um carro entre veículos de verdade em uma via expressa, marcando bem o contraste entre algo original e o que não é próprio e que pode, inclusive, trazer consequências graves.

Além do destaque visual, a ação chama atenção como prestação de serviço, uma vez que, de acordo com a Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission), a falsificação de peças automotivas no mundo gera um prejuízo de US$ 12 bilhões. No Brasil, segundo a Associação Brasileira do Combate à Falsificação (ABCF), o valor das perdas em arrecadação chega a R$ 3 bilhões.