Já pensou ganhar uma leitura de cartas de tarô gratuita e descobrir que existem “formiguinhas” em seu futuro? Foi assim que a Merck, líder global em ciência e tecnologia, decidiu abordar a conscientização sobre o pré-diabetes, com a campanha “Quem Procura, Se Cuida”. Na ação, uma câmera escondida no coração de São Paulo trouxe uma tenda com uma jovem mística, que convidava o público a participar de uma experiência de leitura de cartas grátis. Na abordagem, a mística puxava cartas personalizadas, com personagens que representavam os fatores de risco para o desenvolvimento, prevenção e detecção da doença, sempre reforçando que quando o assunto é o futuro da saúde, o melhor é buscar um médico e manter os exames em dia.
Com criação da agência Giusti Creative PR e produção da Santeria, a campanha também incluiu o lançamento de um baralho personalizado “Quem procura, se cuida”, o mesmo que a mística usa no filme. A proposta é que o baralho sirva como uma ferramenta leve e lúdica para a abordagem do tema. No mês que marca o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Merck enviará o baralho para um mailing de influenciadores, jornalistas, profissionais de saúde (Digital Opinion Leaders) e creators. O baralho pode ser acessado na página da campanha www.quemprocurasecuida.com.br, onde há também um teste de risco (LINK) que aponta a chance de desenvolver a doença, com base em perguntas simples.
O objetivo da abordagem foi alertar as pessoas de que, quando se trata de diabetes, lançar mão do misticismo não é suficiente. A detecção precoce e a consulta médica são essenciais para prevenir complicações mais graves. O Brasil é o sexto país com mais casos de diabetes no mundo1, e cerca de 70% dos pacientes só descobrem a condição após o surgimento de complicações2.
“Ainda hoje ouvimos muito expressões como ‘quem procura, acha’, ou ‘só fica doente quem vai ao médico’, que acabam gerando medo do diagnóstico. Queremos combater essa desinformação, usando um gancho poderoso e uma mensagem simples: quem quer ter um futuro saudável, vai ao médico e investiga – só assim garantimos o futuro da saúde!”, explica Raquel Soriano, Head de Comunicação na Merck Brasil”. O ambiente místico conectou o público de uma maneira mais emocional com um assunto que é recorrente, mostrando que conscientizar sobre saúde não precisa ser algo entediante. A reação das pessoas ao receberem suas ‘previsões’ foi incrível e nos surpreendeu”, reforça.
O diabetes tipo 2 pode ser prevenido quando detectado precocemente, no estágio chamado de pré-diabetes3. No entanto, muitas pessoas desconhecem seu risco ou evitam buscar ajuda médica até que seja tarde demais e 50% desses pacientes desenvolvem diabetes em 5 anos.4 A nova campanha visa ajudar a mudar essa narrativa, enfatizando e alertando que entender o estado de saúde com antecedência pode fazer toda a diferença, e que não se deve ter medo de achar alguma alteração nos exames, já que o importante é saber como está a saúde, e poder se cuidar precocemente.
O pré-diabetes é uma condição menos conhecida, que antecede o diabetes tipo 2, mas que quando diagnosticada e tratada pode ser controlada, evitando o desenvolvimento do diabetes5. Ao chamar a atenção para o pré-diabetes, a empresa espera reduzir o número de pessoas que avançam para um quadro irreversível e também permitir que quem já tem diabetes tipo 2 receba o diagnóstico e possa receber os cuidados adequados.
Ficha técnica
Título: Quem Procura, Se cuida
Duração: 2:50 / 1:00
Cliente: Merck
Produto: Institucional
Agência: Giusti Creative PR
Ceo: Renato Krausz
Direção de Criação: Daniela Dahrouge
Redação: Daniela Dahrouge e Natália Fernanda de Almeida
Direção de Arte: Vinicius Domingues e Filipe Mattei
Aprovação Merck: Raquel Soriano e Larissa Lopes
Mídia:
VP de atendimento: Verónica Barranco
Diretora de atendimento: Cleià Bárros
PR: Hanna Barros, Luiz Marques, Thiago Brizola e Livia Spila
Influência: Clara Camargo, Gustavo Silva, Heitor Leal Machado, Hanna Barros, Isabela Strabon, Vanessa Silva
Estratégia: Sylvia Ferrari, Paula Didier e Clarissa Pantarotto
Produtora de imagem: Santeria Content
Direção de Cena: Oscar Delamanha
Produção Executiva: Edgard Soares
Assistente de Direção: Henrique Taipas
Direção de Produção: Mafê Simão
Direção de Fotografia: Gino Junior
Direção de Arte: Vinícius Trigo
Figurino: Marcela Gambelli
Produção de Elenco: Dennys Carvalho
Coordenação de Pós-produção: Pedro Soares
Montagem: Oscar Delamanha
Assistente de Pós-produção: Valdir Frota
Color: Pedro Soares
Motion: Júlio Dias
Produtor Musical: Mateus Gageiro
Finalização: Oscar Delamanha