O programa Mais Médicos acaba de completar 12 anos de criação, e o objetivo da campanha é informar o seu impacto real na vida de pessoas que, até então, não tinham acesso ao atendimento médico, sobretudo, nas localidades mais remotas do país.
Além de tornar os benefícios e os avanços do programa mais conhecidos, também, é objetivo da campanha mostrar que a atuação conjunta do Mais Médicos com o programa Agora Tem Especialistas reforça a saúde como direito de todos, bem como a presença do Governo Federal onde o cidadão mais precisa, inclusive, preenchendo os vazios assistenciais e levando mais saúde para as populações mais vulneráveis, especialmente, nas regiões mais isoladas.
Neste sentido, a campanha também vai ressaltar a confiança da população no SUS, cuja atuação é real e transformadora, por meio de serviços de saúde que funcionam e mudam a vida das pessoas todos os dias. Nesses 12 anos, foram mais de 66 milhões de brasileiros beneficiados, com mais de 26 mil médicos chegando aos locais mais remotos e em 100% dos estados da Federação. Ou seja, o Mais Médico chegou aonde o Brasil está.
O acesso dos brasileiros aos serviços de saúde de qualidade é um tema que exige um olhar apurado para com as necessidades da nossa população, e, ao mesmo tempo, a compreensão quanto à importância da atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) nas localidades mais distantes, sobretudo, onde o cidadão mais precisa. É disso que se trata o programa Mais Médicos.
Neste sentido, a linha criativa proposta é resultado de uma verdadeira imersão do nosso time, para conhecer, ainda mais de perto, a história de usuários do SUS. Para conquistar a atenção dos principais públicos da campanha: ─ Primário: 18+, ambos os sexos, classes CDE e Secundário: Profissionais de saúde e formadores de opinião ─, nosso criativo recorreu a alguns ícones, com os quais nossa população se identifica e que são motivo de orgulho da nossa gente.
Entre os principais estão o próprio SUS e o Zé Gotinha que, assim como o Mais Médicos, são referências de políticas públicas que só o país tem, o que nos passa os sentimentos de exclusividade e pertencimento, além de posicionar o Mais Médicos como algo que é dos brasileiros. Essa percepção inspirou o conceito da campanha: o Mais Médicos é do Brasil.
Trata-se de uma campanha de amplo interesse social, e cujas peças os diversos públicos vão se identificar de maneira imediata, principalmente, porque as mensagens são claras e trazem conteúdos de impacto para a vida das pessoas, a exemplo das informações sobre o atendimento e serviços prestados pelo programa e como eles podem ser acessados pela população.
Os benefícios do Mais Médicos e seus avanços nesses 12 anos de história, assim como a presença do médico especialista, cujo atendimento agora vai mais longe e mais rápido são temas centrais do filme de 50”, que conta com a participação de um idoso, uma dona de casa e de crianças, inclusive, de uma comunidade indígena. A atenção e o cuidado que o SUS tem pelas pessoas são bem retratadas no filme, cuja
locução se intercala por cima das imagens com uma fotografia solar, que traduz muito bem o cotidiano simples em um local remoto. No filme, é possível capitar a relação de confiança com o SUS, especialmente, nas cenas do médico com nossos três personagens. São imagens de acolhimento e calor humano, próprias entre as pessoas que se conhecem e que têm uma rotina em comum.
Para alcançar os brasileiros de todos os cantos, com informações qualificadas e segmentadas, a estratégia de mídia adotada contemplou meios como internet, com Mapeamento inteligente de regiões para entrega de mídia personalizada: programática, portais de notícia, redes sociais e outros, além da veiculação em apps de transporte e mobilidade urbana, bem como em carro de som. Já o rádio será um meio complementar, com o objetivo de ampliar a frequência da mensagem em um veículo muito utilizado pelas classes CDE.
Ficha técnica:
Agência: DeBrito Brasil
Cliente: Ministério da Saúde
Produto: Utilidade Pública
Campanha: Mais Médicos 2025
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de Operações: Rômulo Oliveira
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Ádan Augusto e Carolina Senna
Diretora de contas: Vanessa Monteiro
Atendimento: Vanderlan Dias
Planejamento: Cynthia Rocha
Digital: Cynthia Rocha
Mídia: Cecília Crespo, Soraia Duarte e Thiago Ribeiro
Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante e Joelma Rosa
Produtora de Filme: Conteúdo F
Direção: Tiago Soban
Assistente de direção: Nina Bottai
Direção de Fotografia: Diego Sousa
Diretor de Arte: Claudia Cristina Cologni
Atendimento: João Sabbá
Produtora de Áudio: Saxsofunny
Direção Musical: Zezinho Mutarelli
Atendimento: Lilian Ferreira
Edição e finalização: Jorge Mutarelli
Aprovação cliente: Camila Rabelo, Ed. Ruas, Francisco Alves, Kamila Mota, Nathalia Gardini, Rafael Atuchi e Kelly Rodrigues.
