Nos próximos trinta dias, a DeBrito Brasil veicula em todo o país a campanha publicitária: “Sem palpite. Fiscalização é segurança”, criada para o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Lançada nesta segunda-feira (28/07), a campanha tem como um dos principais objetivos de comunicação reforçar a fiscalização das atividades profissionais da área tecnológica ─ engenharia, agronomia e geociências ─, bem como conscientizar a população sobre o papel da fiscalização e os seus benefícios para a segurança da sociedade em geral.
Em termos de campanha publicitária, esse é um briefing desafiador, especialmente, porque a fiscalização nem sempre é bem acolhida pelo profissionais, que muitas vezes a enxergam como punição. Além disso, a população desconhece a real importância da fiscalização para a segurança da sociedade. Tratar desse tema com leveza e uma dose precisa de humor foi o que se propôs a linha criativa da agência, depois da necessária imersão do nosso time, no universo das fiscalizações realizadas em todo o Brasil, principalmente, através dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).
A experiência com as campanhas sobre fiscalização nessa área já nos ensinou que é preciso pensar mesmo “fora da caixa”, para abordar um tema, essencialmente, técnico e que, ainda, é permeado por interpretações equivocadas. Neste sentido, nossa criação partiu para a concepção de campanha numa nova perspectiva: mais humana, próxima, real e transformadora, conectando o Sistema Confea/Crea com seus públicos de maneira inovadora, autêntica e efetiva.
Para driblar o caráter burocrático e intimidador, além dos estereótipos que a palavra fiscalização representa, o conceito da campanha procurou fazer um contraponto a esses estigmas, mostrando que fiscalizar não é travar processos, mas proteger pessoas e valorizar o trabalho de profissionais. Para isso, a campanha faz um paralelo leve e bem-humorado com um personagem bastante conhecido do nosso cotidiano: o “fiscal da vida alheia”. Todo mundo conhece alguém assim. Aquela pessoa que vive dando palpite, critica sem entender do assunto, mas que, no fim das contas, não muda absolutamente nada.
Já o fiscal do Crea é o oposto disso. Ele não dá opinião, ele age. E sua atuação faz diferença real. Ele garante que obras, instalações e projetos estejam nas mãos de profissionais registrados, assegurando qualidade, responsabilidade e, acima de tudo, segurança. Daí nasce o conceito da campanha: Sem palpite. Fiscalização é segurança. Nosso conceito fortalece a percepção de que fiscalização, nessas áreas, não é interferir por achismo, mas zelar pela segurança da sociedade. Enquanto o “fiscal da vida alheia só observa, o fiscal do Crea protege.
Com 60” e uma versão de 30”, o filme tem uma pegada bem-humorada, leve e, até mesmo, cômica, e conta com a presença de um narrador que também compõe a cena, junto com outros personagens ao fundo do cenário. Dessa forma, o filme apresenta o Sr. Anísio, mestre da fiscalização não oficial, que olha por cima da tela do celular, para vigiar que acontece na rua, o quintal da vizinha e por aí vai. Nosso narrador também apresenta o Henrique, que também fiscaliza. Mas dessa fiscalização todo mundo precisa, porque em vez de palpites, ele garante a presença de um engenheiro registrado onde é necessário. Assim como nos filmes, outras peças da campanha reforçam as mensagens de que se a fiscalização, além de garantir a presença de um profissional responsável e mais segurança para todos, também valoriza e protege o mercado de trabalho, combatendo a prática ilegal no setor da engenharia.
A produção do filme foi um desafio à parte, tendo mobilizado a participação de mais de 100 pessoas na missão de construir uma vila cenográfica. Dessa forma, o filme contou com um cenário exclusivo, minimalista e sóbrio, privilegiando uma estética “bem a cara” do Confea, inclusive, com os tons azuis com os quais a marca se identifica. Com um cenário pensado e produzido nos mínimos detalhes, pode-se dizer que o profissionalismo envolvido e toda a ambientação transformaram um galpão em um Set de gravação que deu vida à história de cada personagem.
Nossa estratégia de mídia atenta para a diversificação de canais entre os meios que apresentam maior relevância/influência em nossa audiência e foi concebida com base em dados, testes de
criativos e segmentações. Neste sentido, buscamos parceiros de mídia com alta penetração, em todas as regiões do país, para gerar o impacto e reforçar todas as nossas mensagens, no mais diversos formatos. Para tanto, os meios que melhor performaram foram a TV, Mídia Exterior e o Digital (redes sociais), tendo como período de veiculação, exatos, 30 dias (28/07 a 28/08).
Na TV (aberta, fechada e conectada) serão veículos: vídeo de 30”, Pause Ads e Pré-roll. Já na Mídia Exterior, estão entre as peças: painel de led, outdoor/front e telas comerciais/residências. Para o Digital, por oferecer a possibilidade de uma comunicação mais dirigida, especialmente, por conta dos formatos e segmentações, o Plano contempla em diversos formatos: Social, Canais mobile, Redes de áudio e a Regionalização.
Ficha Técnica
Agência: DeBrito Brasil
Cliente: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)
Produto: Institucional
Campanha: Fiscalização
Diretor executivo: Marcuce Luz
Diretor de criação: Pablo Seabra
Criação: Camila Oliveira e Pedro Pessoa
Executivo de Conta: Helena Pessôa
Planejamento e Estratégia Digital: Cynthia Rocha e Iandra Aguiar
Mídia: Iandra Carvalho e Daniella Paiva
Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Joelma Rosa e Fernanda Bersan
Produtora: Plural Imagem e Som
Direção de Cena: Fabio Ribeiro
Direção de Fotografia: Marcelo Brito
Direção de Arte: Ana Carolina Mendes
Direção Executiva: Márcio Lemes e Rafael Rabelo
Atendimento Executivo: Eunice Marquez
Coordenação Geral: Flávio Moura
Produção Executiva: Marina Marttins
Assistente de Direção: Carla Rebouças Ribeiro e Catarina Vilela
Direção de Produção: Eleomar Rogério
Técnico de Som: Stella Neres
Produtora de Áudio: Elos estúdio
Aprovação (cliente): Marina Mattus
