Para dar cara de Brasil ao projeto visionário de um futuro com inovação tecnológica e energia limpa, uma máquina de sonhos. Potência global, a Build Your Dreams, ou simplesmente BYD, líder mundial na venda de veículos elétricos (superando inclusive a Tesla), produzindo desde componentes eletrônicos para os principais fabricantes de celular do mundo até os carros 100% elétricos mais modernos da atualidade, definiu o mercado brasileiro como o principal da América Latina e vai, a partir de agora, investir numa abordagem pioneira para sua Comunicação e Marketing por aqui com “The Dream Machine”.
“The Dream Machine” é um HUB que une nomes consagrados do Jornalismo, Publicidade e Propaganda numa operação in house e outsourcing, mas que será sempre um espelho da área de marketing da companhia.
A comunicação institucional, o marketing e a agência serão uma coisa só dentro do HUB, o que promete agilidade, eficiência e performance. O HUB conta ainda com estrutura interna para todas as entregas da agência e consultores externos especialistas para ajudar nas estratégias de comunicação, estruturação, canais de vendas alternativos e parcerias estratégicas na área de eletrificação. Quase como um board.
A BYD
A BYD não é apenas uma montadora de veículos eletrificados. Nasceu com o propósito de ser um completo ecossistema para a redução das emissões de carbono e a promoção da sustentabilidade em todo o mundo. Sua missão é ousada e vital: diminuir a temperatura do planeta em um grau.
Hoje, atua em seis continentes e quatro verticais: eletrônicos, mobilidade elétrica, energia renovável e transporte ferroviário. No Brasil, a empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho): em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Fabrica e vende ônibus elétricos e tem ainda a liderança na produção de painéis solares.
Os carros BYD são um capítulo à parte. O consumidor percebe rapidamente as diferenças no acabamento, na tecnologia e nas inovações apresentadas pela marca. Um exemplo notável é o SUV Song Plus, único modelo híbrido da BYD, que surpreende pela relação custo-benefício. Com um design atraente e tecnologia avançada, o veículo se destaca diante dos concorrentes, oferecendo um preço 30% mais acessível em comparação aos modelos similares do mercado.
THE DREAM MACHINE
Com a chegada da Dream Machine, a BYD se prepara para ser protagonista neste mercado.
Uma das frentes da The Dream Machine é interna. O jornalista Pablo Toledo será o diretor de Comunicação e Marketing da empresa. Com 49 anos e 30 anos de carreira, Pablo é formado em Jornalismo pela PUC-SP e tem mestrado nesta área, com ênfase em Broadcast, pela Columbia University, de Nova York. Nos Estados Unidos, foi também correspondente da Band e tem duas experiências marcantes em comunicação estratégica.
Em 2002, logo após o acordo de paz que colocou fim a 27 anos de guerra civil em Angola, Pablo liderou um time de comunicação que promovia, por meio de um programa especial, o reencontro de famílias separadas durante o longo conflito. Também desenhou uma premiada campanha de prevenção à epidemia de HIV no país, que, àquela altura, assolava os vizinhos na África Subsaariana.
Nos últimos 16 anos, Pablo atuou num núcleo especial da RECORDTV, em que, além de documentários e reportagens reconhecidos internacionalmente, conduziu temas estratégicos e conteúdos institucionais importantes para o grupo.
Na outra ponta da Dream Machine, a Bullet, liderada por Fernando Figueiredo, assume a conta de comunicação, que engloba estratégia, publicidade, conteúdo, digital, OOH, eventos, promoções, ativações e marketing regional e dealer.
A agência possui mais de 20 anos de experiência no setor automobilístico, já realizou mais de 14 projetos no Salão do Automóvel desde 2006 e está cada vez mais se especializando em comunicação que vende: a Bullet é a “The StorySelling Agency”.
Fernando Figueiredo destaca a importância de ser eficiente e cirúrgico na comunicação, focando na criação de um ecossistema voltado para vendas, através de três vertentes: trial, compra e uso.
“Investir em custos produtivos é a palavra de ordem. Nada de gastar milhões em produção e sim ser cirúrgico na comunicação. Pegando o exemplo de marketplaces como Mercado Livre, um dos clientes da Bullet, cada centavo investido tem que ser rentabilizado e dar retorno. É mais do que ROI. É usar o bom senso. É performance na veia”, explica o CEO da Bullet.
Pablo Toledo e Fernando Figueiredo estão há uma semana na China, conhecendo os headquarters da BYD e plantas automatizadas para a produção de carros híbridos e elétricos. Também participam do Auto Show em Xangai, enquanto Carol Ribeiro (CBO) e Fernanda Chacur (Head of Business), que atuam no escritório da Bullet em Nova York, estiveram no New York International Auto Show.
Nas próximas semanas, a marca apresentará seu embaixador e os primeiros trabalhos já começarão a ser veiculados.
“Pensar na BYD simplesmente como uma montadora é fazer um recorte muito tímido desta potência global”, afirma Pablo Toledo. “Um grupo que luta pela diminuição da temperatura da Terra não pensa e não age pequeno. A BYD tem um mural de patentes que ocupa mais de 50 metros da sua sede, em Shenzhen. É esta história que vamos contar a partir de agora no Brasil”.