Bradesco apresenta nova logomarca e posicionamento

O Bradesco está de cara nova. O trabalho de modernização da marca funcionou como o restauro de uma obra de arte. No caso, a obra é a famosa e consagrada árvore estilizada. Ela foi criada em 1997, quando a marca incorporou elementos geométricos que deram forma ao tronco e à copa de uma árvore. Símbolo de vida, crescimento, abrigo e suporte, traduzia o relacionamento do Bradesco com seus clientes. Antes da atual modernização, a última mudança havia sido feita em 2012, quando duas pontas do box que envolvia a marca foram arredondadas.

A marca passou por uma evolução e a escolha de manter a árvore se deu pelo grande reconhecimento perante o público – que chega a 94% de vinculação espontânea, somente com a apresentação da logo – e pela riqueza de sua simbologia. A partir de agora, ela aparecerá com um toque mais contemporâneo e digital. Tal medida se faz necessária em um mundo conectado, onde novas mídias e formatos surgem com frequência, trazendo com elas a necessidade de uma marca mais flexível e com mais aderência de aplicação em todos os canais de contato com os clientes.

Os dois traços superiores, que são vistos como em uma copa de árvore, continuam simbolizando acolhimento e proteção. A intersecção dos dois traços continua reforçando a conexão, o atendimento e o relacionamento com os clientes. Os dois traços na base, um maior e outro menor, que formam o tronco, representam o compromisso de apoio a eles, seja qual for o seu porte. Esses traços na base aparecem na nova marca com um corte em um ângulo de 30 graus, que reflete a crescente confiança do Bradesco no Brasil, no talento de sua gente e na força de seus empreendedores.

A mudança não parou aí. Também foi retirado o box ao redor da árvore e introduzida uma tipografia proprietária, com uma fonte mais moderna e minimalista, sem serifa e com o uso da letra b em caixa baixa, o que propicia uma leitura mais fluida. Todos os detalhes foram pensados para que a nova marca transmita os valores do Bradesco: um banco moderno, pra frente, acessível, em sintonia com o mundo de hoje mas que valoriza as conquistas de uma história vitoriosa de 75 anos.

O color code é outro destaque da mudança, pois agora passa a ser mais abrangente, ainda com a predominância do vermelho, mas em novas combinações, como o degradê, possibilitando aplicações diferenciadas e exclusivas.

A partir de agora, será feito um movimento gradual de aplicação da nova marca, de acordo com as necessidades de cada área do banco. As agências que passarem por reformulação ganharão a nova identidade visual, que também será aplicada em guide institucional e de segmentos.

Além de sua mudança de marca, o Bradesco apresenta seu novo posicionamento. Reconhecimento facial, biometria e inteligência artificial são destaques da nova campanha do banco, que traz a estética do espetáculo OVO, do Cirque du Soleil, que tem sua temporada no Brasil prevista para 2019. A campanha, criada pela Leo Burnett Tailor Made, ressalta que todo o encantamento proporcionado pela atração também pode ser percebido pelos clientes no uso de novas tecnologias disponibilizadas pelo Banco.

Segundo Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, a campanha também traz dois grandes marcos: a volta do patrocínio do Banco ao Cirque e a aplicação da nova marca da instituição. “Cirque e Bradesco têm valores, como inovação e criatividade, que estão na essência de ambos. Além disso, o espetáculo OVO é tão brasileiro quanto o Banco, por isso esse momento se tornou uma oportunidade única para apresentarmos a nova marca”, comenta.

Lúdica e visualmente impactante, acompanhada de uma linguagem moderna e com a trilha original do espetáculo, a campanha tem como assinatura “O Bradesco inova pra encantar você”. O filme  é repleto de elementos visuais coloridos e mostra os artistas do Cirque exibindo suas performances no espetáculo “OVO”, dirigido por Deborah Colker e que retratam o mundo dos insetos, por meio de uma bela história que mostra o ciclo da natureza, que nunca termina, pois está em constante evolução.

O filme “Inovações” mostra dançarinos, malabares, acrobatas em uma mistura de pout-pourri de cenas que dão uma ideia do que será o grandioso espetáculo que chegará em breve ao Brasil, envolvendo alta tecnologia, técnica, inovação e performance, como os serviços oferecidos pelo banco.

Além dos filmes, produzidos pela Asteroide, a campanha compreende também um extenso material de divulgação, mídia impressa, OOH, rádio, cinema e mídia digital.

Assista ao filme da campanha:

Ficha Técnica:

Agência: LEO BURNETT TAILOR MADE
Título: INOVAÇÕES
Produto: BRADESCO INSTITUCIONAL
Anunciante: BRADESCO
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor de Criação: CLOVIS MARCHETTI
CRIAÇÃO: FELIPE MASSIS E ANTONIO NOGUEIRA
CRIAÇÃO DIGITAL: FELIPE MASSIS, ANTONIO NOGUEIRA, VINICIUS FULLY, GABRIELA CONTRERAS
RTV: VIVIANE DE CASTRO, MARIA FERNANDA MOURA, mATHEUS bASÍLIO, Weliton Nascimento, Chrystian dAnucalov
Artbuyer: BRENDA MAYRA, MAURO MOURA
PROJETOS DIGITAIS: PEDRO RAIS, THALLES FREITAS E DENIS GUSTAVO
ATENDIMENTO: FÁBIO BRITO, RODRIGO TERRA, SANDRA SALES, BRUNA AYABE
MÍDIA: ANDREA HIRATA, KELLY COTTA, THAIS MIRANDA, TAMARA LISSY, SHARON VALLE, JULIANA CABRAL, VINÍCIUS FERREIRA
PLANEJAMENTO: TIAGO LARA, ANNE MORAES, GUILHERME ANCHIETA E LUISA LANCELLOTTI
APROVAÇÃO: MÁRCIO PARIZOTTO, DANIELA UGAYAMA, LETICIA COSTA, KARINE AVIGHI
PRODUTORA DE FILME: ASTEROIDE
DIRETOR: GUILHERME BIGLIA | THIAGO PRESTES
DIRETOR FOTOGRAFIA: LULA CARVALHO
PRODUÇÃO EXECUTIVA: LEO BRODSKY
PRODUTOReS: MARIANA VAN BYLT | CIÇA BRAGA
PÓS-PRODUÇÃO: BOGOTÁ | MARLA
PRODUTORA DE SOM: EVIL TWIN MUSIC
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO DE TRILHA: ANDRE FARIA, MURILO FARIA, YURI CHIX E RAFAEL CAMPANINI
FINALIZAÇÃO E SFX: MURILO FARIA E RAFAEL VIEIRA
ATENDIMENTO: JULIANA TANGARY E CAROLINA COUTO
Data 1ª veiculação: 5/11/2018