Conhecida por falar sobre a eliminação das toxinas, tanto as do corpo quanto as impurezas do cotidiano, a marca Bonafont celebra 10 anos, em 2018, com uma forma de levar este conceito para a vida e a rotina das pessoas ao fechar uma parceria com o muralista Eduardo Kobra. O objetivo da marca é promover um detox no cinza da capital paulista e presentear a cidade com cor, cultura, arte e beleza.
O artista, famoso por obras hiper-realistas, com tons fortes e muito contraste, escolheu a deteriorada escadaria da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo – bairro em que já pretendia estampar sua obra – como tela para sua arte. Houve um encontro de causas entre marca e artista, assim, Bonafont e Kobra adotaram este espaço.
Inicialmente, Bonafont realizou uma reforma no local para que só então os pinceis, sprays e tintas do grafiteiro entrassem em ação para dar adeus ao antigo cinza desbotado e trazer mais leveza às centenas de pessoas que passam por ali diariamente. Além da reforma, a marca também revitalizou bancos e mesas que já existiam no local, instalou luminárias e trabalha agora para revitalizar o jardim do local.
Kobra deu vida ao projeto com a pluralidade de suas cores vibrantes, suas linhas ousadas e a riqueza do seu traço ao criar sua mais nova obra: a Escadaria das Bailarinas, que passou a ser conhecida dessa forma e, em pouco tempo, superou o nome original do lugar em menções na internet, reiterando a aceitação da população por esse tipo de ações, que buscam eliminar as impurezas do cotidiano pela cidade.
Bailarinas foram escolhidas pelo artista para estampar os degraus e os muros das casas que permeiam a escadaria. A imagem principal é uma homenagem à bailarina Mel Reis, que passou por uma amputação e, hoje, traz toda a graça de sua dança na sapatilha de ponta com sua perna mecânica.
Junto a Mel, as demais bailarinas que compõe a obra são: uma releitura de “A Pequena Bailarina”, de Edgard Degas; a russa Maya Plisetskaya que fez parte do Balé Bolshoi e já foi retratada por Kobra em um mural de Moscou, e jovens bailarinas do Ballet Paraisópolis, projeto idealizado pela coreógrafa Mônica Tarragó, que ensina balé clássico e dança contemporânea gratuitamente a crianças e adolescentes da comunidade.
“Bonafont é uma marca conhecida pela eliminação das toxinas e sugere que os consumidores pratiquem o detox também no dia a dia, sejam as toxinas físicas, sejam as emocionais, como o excesso de trabalho, tecnologia, além do trânsito e da poluição. E isso é traduzido pelo Kobra, por meio da obra feita na escadaria. Estamos muito felizes em oferecer este presente à cidade em parceria a esse grande artista”, destaca Rafael Ribeiro, Diretor de Marketing Danone Águas Brasil.
O projeto de Bonafont com o Kobra termina com garrafas comemorativas dos 10 anos da marca, que chegam ao mercado em agosto. Os rótulos foram inspirados pela escadaria e especialmente desenvolvidos pelo Kobra, a bailarina Mel Reis que está na escadaria também está presente nos rótulos.