Bayer incentiva o uso preventivo de antiparasitários

Para conscientizar as pessoas sobre as doenças que os insetos como pulgas, carrapatos e mosquitos podem transmitir e suas consequências para a saúde e bem-estar dos pets e de suas famílias, a área de Saúde Animal da Bayer lança a campanha “Melhor Sem Picar”, que incentiva o uso preventivo de antiparasitários cuja eficácia não esteja relacionada a necessidade de picada.

“O proprietário precisa questionar o médico veterinário sobre o mecanismo de ação do antiparasitário que irá adquirir. Há no mercado inúmeras opções, porém, o ideal são aqueles que matam as pulgas, carrapatos e mosquitos apenas por contato, sem a necessidade desses parasitas picarem o animal para enfim serem contaminados e morrerem. A preocupação principal para isso é que, ao picar, o inseto pode transmitir doenças para o pet – como, por exemplo, verminoses, doença de Lyme, leishmaniose, entre outras -, que são debilitantes e podem vir a atingir toda a família”, afirma o Professor Dr. Marcio Moreira, responsável pelo Laboratório de Patologia Clínica e Banco de Sangue do Hospital Veterinário da Universidade Anhembi Morumbi.

“Comparativamente, é comum ser pensado na proteção de crianças e demais membros da família de ameaças sazonais – a exemplo da dengue e da Chikungunya, que estão disseminadas em várias regiões do País -, mas nos esquecer de que os pets também fazem parte desse grupo que precisa de proteção e não apenas carinho e alimentação. Exatamente por isso precisamos agir preventivamente”, ressalta Marcio Moreira.