Ambev e ONG Gerando Falcões lançam música pelo consumo inteligente de bebidas alcoólicas

A convite da Ambev, o rapper Lê Maestro e a MC Tuxa, membros do “MCs de Responsa”, projeto da ONG Gerando Falcões, compuseram a música “Jovens de Responsa” para alertar sobre os perigos do consumo de álcool em excesso, por menores de 18 anos, e associado à direção.

A música foi feita especialmente para a sétima edição do Dia de Responsa, comemorado em 16 de setembro, e criado pela cervejaria para celebrar atitudes inteligentes quando o tema é consumo de bebidas alcoólicas. A letra foca, principalmente, na importância do jovem agir com responsabilidade em todas as etapas da sua vida. Os versos reforçam, por exemplo, que valores como a “consciência, atitude, coragem”, aliados a uma atitude de “responsa”, são combustíveis para o sucesso.

O rapper de 26 anos, nascido no extremo leste de São Paulo, ressalta a importância do consumo da bebida com inteligência. “A bebida pode causar problemas quando consumida do jeito errado. E, às vezes, o jovem, ou a população, não tem noção disso”. Lê Maestro está na Gerando Falcões desde sua fundação, em 2011. De lá para cá, a ONG já alcançou mais de 300 mil alunos de escolas de favelas e periferias de todo o país para falar sobre a importância da educação.

Na opinião da MC Tuxa, as empresas precisam ter um papel claro para garantir que produtos, como a bebida alcoólica, sejam consumidos de maneira consciente. “É bacana quando uma empresa como a Ambev assume uma posição assim. Ajuda muita gente a ver que a causa é séria e a questão do consumo inteligente é realmente importante”.

Para Lê Maestro, a música tem um potencial muito grande de mudar a realidade, principalmente dos jovens. “A inspiração de muitos jovens vem da música e do que eles vivenciam na comunidade. Por isso, é importante que eles tenham pessoas conscientes para se inspirarem”.

Além da parceria com a Gerando Falcões, a Ambev mobilizou uma extensa rede de parceiros – entre artistas, personalidades da web, associações e atletas – para comemorar o “Dia de Responsa”, data em que todos os 32 mil funcionários da cervejaria saem às ruas com o objetivo de celebrar o compromisso da companhia com o consumo inteligente de bebidas alcoólicas.

O programa de consumo inteligente da cervejaria já realizou parcerias com universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.